Coluna de Ramiro Aquino – 09 a 12 de agosto



ESTÁ CONFIRMADO PARA DIA 24, SÁBADO, o Mc Dia Feliz em benefício do GACC Sul da Bahia, simultaneamente em Itabuna, Porto Seguro e Conquista. O MC Dia Feliz é realizado no Jequitibá e nas lojas Mc Donald´s nessas cidades.

PROGRAMAÇÃO DO SEBRAE PARA O MÊS DE AGOSTO: 20, das 19 às 21 hs, “Aumente sua performance profissional e amplie seus resultados”, com Luane di Paulo; 22: das 8 às 18 hs, curso ‘É hora de abrir sua loja virtual e vender”, ambos no Palace Hotel. Michel Lima (Foto Maurício Maron) é quem me informa.

JOSÉ ABELARDO MENESES, Corregedor/ex-Presidente do CREMEB, fará hoje, 9, às 19:30 hs, no auditório da Santa Casa, palestra sob o tema “90 anos de ética médica”. O convite é da FUNCEPES, para médicos e estudantes de Medicina.

TOMOU POSSE NA ÚLTIMA SEGUNDA, 5, a nova diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (Foto). Na presidência da AG está Ronaldo Abude Eustáquio da Silva e no Conselho Diretor continua como Presidente Luiz Sergio Neto Velanes, com Luiz Orleans Mendonça, Ana Paula de Aquino Ganem, José Raimundo Penalva, Silvio Roberto de Sousa Oliveira e Eduardo Oliveira Carqueija Junior nas vice Presidência.

DO MÉDICO E CONTEMPORÂNEO JAIRO XAVIER recebo o texto “Tributo a Lódi Hage” sobre a homenagem que fiz à professora. Discreta e fechada era um doce de pessoa. De uma certa feita ela barrou a entrada de uma sobrinha em uma prova com a frase “a disciplina começa em casa”. Eis o que Jairo escreveu: A disciplina que a discretíssima professora Lódi Hage leccionava, me faz lembrar a fábula do Patinho Feio. À época, todos consideravam a matéria como não importante e sem aplicabilidade prática. Inclusive eu. Só muito tempo depois, fui perceber a beleza e a utilidade daquela matéria… Sabe, quando chega o tempo, em que passar em concursos e a objetividade de se alcançar metas, vai cedendo lugar para a poesia e o afeto, então retrospectivamente, pude resgatar não só o valor daquela arte, como toda ciência nela contida. Também, pude refletir sobre o valor das pessoas recatadas, tímidas, as sem personalidade esfuziante, sem estética de Narciso… Só então percebi, o que o Hans Christian Andersen, queria dizer em seu conto… E o patinho feio, se transformou em um lindo cisne.  Obrigado professora Lódi, por ensinar-me a técnica do desenho, mas acima de tudo, o valor da discrição e modéstia.”

 

HOMENAGEM A PLINIO DE ALMEIDA E HELENA BORBOREMA que nos ensinavam no Divina (Fotos). De Plinio tinha ainda a apresentação da crônica diária “Nós pensamos assim”, com a qual ele brindava os ouvintes da Rádio Jornal, por 2 anos, com minha locução. De Helena alguns lembram de suas belas pernas. A partir da próxima semana homenagearei de 3 em 3 (Professores e contemporâneos).