Começam obras fundamentais no entorno da Barragem do Rio Colônia



Conforme o cronograma, a barragem estará pronta para funcionar em outubro

Por Celina Santos

 

Muito se tem divulgado sobre o ritmo acelerado na construção da Barragem do Rio Colônia, mas tem uma obra fundamental para ser concluída antes de ela encher: a estrada ligando os municípios de Itapé e Itaju do Colônia. Vencedora da licitação, a empresa Gil Ferreira, de Salvador, já começou o trabalho e deverá terminá-lo em outubro. A referida via, com cerca de 30 km, servirá para escoamento da produção nas fazendas da região, além do fluxo de pedestres e veículos.

Outra providência é a construção de 19 casas no distrito de Estiva, onde a barragem está sendo erguida, em Itapé, para abrigar as famílias antes habitantes do local da obra. As residências deverão ser levantadas pela CAR (Companhia de Ação Regional), já a partir deste mês de junho.

Também é necessário o desvio da rede elétrica que leva iluminação aos dois citados municípios, porque a fiação seria um impedimento para a barragem (com 19 metros de altura) encher. Tal alteração ficará a cargo da Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia).

Garantia de água?

A equipe encarregada de construir a Barragem do Colônia tem trabalhado de domingo a domingo, no intuito de cumprir o cronograma da obra. Segundo pessoas que acompanham o projeto desde o início, o curso do rio será respeitado.
Há uma expectativa de sanar o déficit no abastecimento em Itapé, Itaju do Colônia e parte do território de Itabuna. Isso porque a água da barragem chegará até a estação de tratamento no bairro Ferradas, garantindo a distribuição até o Nova Itabuna. Até o momento, não há informações oficiais de como viabilizar para que toda a cidade seja contemplada.