Contratação de até US$ 30 milhões para Itabuna tem apoio  da ACI e CDL 


tomada de crédito será para a realização de de  obras de reestruturação da cidade


As duas principais entidades representativas do comércio se posicionaram favoráveis ao projeto de lei do Poder Executivo que pede autorização ao Poder Legislativo para que a Prefeitura de Itabuna possa contratar financiamento junto ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata). A tomada de crédito no valor de US$ 30 milhões será utilizada para a realização de um programa de  obras de reestruturação da cidade.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Carlos Leahy (foto), considera a possibilidade de financiamento como divisor de águas que trará muitos benefícios para Itabuna. “É importante que todos conduzam esse processo com muita serenidade, porque trata-se de um financiamento com baixas taxas de juros, que o município tem condições de pagar tranquilamente. Com isso,  transformamos nossa cidade em uma nova Itabuna”, comentou.
 
Ele fez questão de ressaltar que durante a audiência pública na Câmara de Vereadores,  na noite de segunda-feira passada, dia 2, a secretária de Planejamento, Sônia Fontes, “demonstrou, com toda responsabilidade e segurança, as linhas de projetos e de valorização das áreas comerciais da cidade”.
 
Leahy argumentou que “Itabuna conseguiu superar a crise do cacau, porque tornou-se uma cidade altamente comercial e prestadora de serviços. Mas, nós precisamos consolidar essa posição com a implantação de obras estruturantes”.
 
O presidente da CDL foi taxativo ao citar que a cidade precisa se preparar para investimentos importantes que estão sendo feitos na região sul do Estado, a exemplo do Complexo Intermodal que está sendo construído próximo a Itabuna.
 
O líder empresarial lembrou que as obras que deverão ser realizadas com o recurso do financiamento internacional, de acordo com o projeto de lei, abrangem as áreas de reestruturação urbana e ambiental, expansão da mobilidade urbana e reestruturação dos bairros.
 
Já o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), Mauro Ribeiro, reforçou que a entidade é a favor do empréstimo. “Desde que seja fundamentado em um projeto idôneo, sério, com transparência e planejamento específico das ações que serão implantadas no município”. 
 
Para ele, “é preciso muita clareza para que a população saiba quais são as obras de fato que serão executadas com esse empréstimo”, concluiu.