Coronavírus: chegam mais doses de vacina ao Núcleo Regional Sul de Saúde


Como faltam leitos, fundamental seguir medidas de prevenção


Vacinas divididas entre trabalhadores de saúde e idosos de 80 a 86 anos

O Núcleo Regional Sul da Secretaria Estadual de Saúde recebeu na manhã de hoje (3) novas doses da vacina Coronavac para dar seguimento à imunização da população contra a Covid-19. Foram 10.400 vacinas para primeira dose em mais um grupo de trabalhadores de saúde e mais 24% da população de idosos de 80 a 86 anos.  A região de Jequié recebeu 3.700 doses, a de Itabuna 3.500, de Ilhéus 1.800 e Gandu 1.400 doses.

Também foram enviadas 10.200 vacinas para segunda dose em trabalhadores de saúde e idosos com idade entre 87 e 89 anos, sendo que a região de Jequié recebeu  3.400 doses, a de Itabuna 3.650, de Ilhéus 1.750 e Gandu  1.400 doses.

A coordenadora do NRS Sul, Domilene Borges, destaca que só receberão as vacinas referentes à primeira dose os municípios que já tiverem atingido 75% de doses aplicadas. “Não podemos permitir num momento delicado como esse que municípios tenham vacina em estoque”, diz.

Preservar vidas

Domilene lembra ainda que mesmo com o avanço da vacinação, ela só atinge parte dos profissionais de saúde e grupos de idosos. Em função disso, é fundamental que a população respeite os protocolos determinados pela Organização Mundial de Saúde, como distanciamento social, uso de máscaras, álcool em gel e higienização permanente.

“Estamos com leitos clínicos e de UTI no limite de ocupação na rede hospitalar de Itabuna e Ilhéus, num momento crítico, que a conscientização sobre a prevenção é necessária para evitar um colapso. O momento é de preservar a vida”, afirma.