Corpo de Bombeiros de Ilhéus adere ao desafio do lixo nas praias


Materiais retirados foram suficientes para encher dois caminhões


O bairro de São Domingos, área urbana no Litoral Norte do município de Ilhéus, foi o local escolhido pelo 5º Grupamento de Bombeiros Militar (5GBM) para a primeira ação da campanha Na Onda Contra o Plástico, uma ação de conscientização para a problemática do impacto dos plásticos no ambiente costeiro e marinho, que contou com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

A atividade aconteceu no último domingo (14), e surpreendeu pela adesão (foram mais de 180 voluntários, entre bombeiros militares e comunidade) e, principalmente, pela quantidade e tipo de lixo encontrado. Ao invés do tradicional copo descartável, canudo ou tampinhas plásticas, os voluntários retiraram das praias um tipo diferente de lixo, o residencial. Os materiais retirados da praia foram suficientes para encher dois caminhões.

“A gente identificou que as pessoas estão descartando móveis, sofás, geladeira, na praia. Objetos que a gente não encontra em outras áreas do nosso litoral, aqui, infelizmente, estamos encontrando”, alertou o Major BM Edinei Factum, um dos coordenadores da campanha. Para ele, não só a retirada deste lixo da praia foi uma ação muito positiva, como também o engajamento da população e a conscientização dos moradores do bairro. “As pessoas que moram muito próximo da praia, do rio, perceberam a importância que nós estamos dando à retirada daquele lixo. Tenho certeza que vai ficar o lado positivo de não jogar mais o seu lixo na praia”, avaliou.