CVR Costa do Cacau completa um ano de atuação com foco na sustentabilidade


Está em andamento a implantação de um Centro de Educação Ambiental


A CVR Costa do Cacau está completando um ano de atuação no Sul da Bahia. Localizada às margens da rodovia Jorge Amado (Ilhéus-Itabuna), numa área de 75 hectares, também conta com a preservação da mata nativa, que inclui o cultivo do Cacau Cabruca. A empresa é a única credenciada na região para o gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos, com respaldo de todas as licenças ambientais, além de promover geração de empregos para a região.

A CVR Costa do Cacau promove a destinação ambientalmente adequada e segura dos resíduos sólidos urbanos, seguindo as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos e do Marco de Saneamento. O empreendimento já atende cerca de 35 instituições e empresas como Prefeitura de Itabuna, Prefeitura de Ibicaraí, Shopping Jequitibá, Atacadão, Big Bompreço, TRR, Bamin/Porto Sul, OLAM Cacau e Joanes.

“Nos orgulhamos de ter contribuído, nesse primeiro ano, com a região, não apenas na questão ambiental, mas também na área social com o Centro de Triagem Reciclagem dos Catadores e com as comunidades do nosso entorno, além de fomentar o desenvolvimento econômico do Sul da Bahia”, disse o diretor comercial da CVR, Rodrigo Zaché. Segundo ele, “a destinação correta de resíduos é um incentivo para a atração de novas empresas e validando os empreendimentos já instalados de acordo com a nova legislação ambiental”. “Esse é o início de um grande projeto em que somos parceiros de instituições públicas e empresas privadas, com benefícios para toda a comunidade regional”, finaliza Zaché.

ESTRUTURA

 

A estrutura do empreendimento conta com uma recepção, balança para o controle do recebimento dos resíduos, área do aterro sanitário e com projetos de implantação de unidades de beneficiamento de resíduos, como agregados reciclados provenientes da construção civil e energia sustentável através do biogás.

Também está em andamento a implantação de um Centro de Educação Ambiental, para realização de palestras e apresentações com uma ampla abordagem da educação socioambiental. Em breve haverá uma área de exposição de produtos e peças provenientes da valorização dos resíduos, através da reciclagem.

FUNÇÃO SOCIAL E MEIO AMBIENTE

“A destinação correta de resíduos coletados pelo município na CVR Costa do Cacau possibilitou o fim do lixão, onde dezenas de famílias viviam em condições degradantes”, disse o prefeito de Itabuna Augusto Castro. “Além disso, a empresa vem contribuindo com a capacitação dos catadores e a implantação de um Centro de Reciclagem garantindo trabalho digno a mais de 100 pessoas”, ressaltou Augusto.

O diretor do Shopping Jequitiba, Manoel Chaves Neto, destaca que “a parceria com a CVR permitiu que o shopping fortalecesse a sua política de valorizar a conservação ambiental e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população”.

A empresa exerce um importante papel social, apoiando a construção de um espaço para a Associação Itabuna Recicla para Viver Melhor, que agrega cerca de 160 ex-catadores do Lixão e a implantação de dez Ecopontos para coleta no centro e nos bairros de Itabuna.

PARCERIA COM A MARCA AMBIENTAL

 

Para oferecer maior eficiência e segurança nos processos na região Sul da Bahia, a CVR Costa do Cacau traz o know-how de uma empresa referência nacional em tecnologia e inovação no gerenciamento integrado de resíduos, com 26 anos de operação no Espírito Santo: a Marca Ambiental.

A Marca Ambiental é uma empresa pioneira e a maior do Espírito Santo, atuando desde 1995 em soluções completas para resíduos, com forte impacto para a preservação ambiental e foi fundamental para que o estado atingisse a meta de lixão zero.