Demissão de funcionários ilustra impactos do coronavírus no mercado de trabalho


Protesto após empresa de ônibus desligar profissionais em Ilhéus


Motoristas e cobradores protestaram após comunicado de demissão (Foto/reprodução: TV Santa Cruz)

 Um grupo de motoristas e cobradores, dispensado pela viação Viametro em Ilhéus, protestou hoje na frente da empresa. Segundo eles, chegaram ao local de trabalho e foram surpreendidos com um comunicado informando sobre as demissões. Sem que houvesse aviso prévio, pediram para que assinassem a tal notificação.

Diante da suspensão do transporte coletivo municipal neste momento de pandemia do coronavírus, a direção da empresa alega que foi necessário um plano de contingência. Além de assegurar o pagamento dos direitos trabalhistas do grupo desligado, a medida visa garantir os salários dos funcionários mantidos.

Embora a Viametro não tenha divulgado o número de trabalhadores dispensados, o sindicato da categoria estima a existência de 100 demissões, sem sinal de pagamento da multa de 40 por cento sobre o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e outros direitos trabahistas. Do total de 350 funcionários, o plano anunciado pela empresa é manter a contratação de 90 por cento do quadro.

Mais informações prestadas pela empresa Viametro seguem na nota abaixo.

 

Nota Pública

 

A Viametro Transportes Urbanos, empresa que integra o sistema de transporte público de passageiros no município de Ilhéus, vem informar que:

  • Diante da situação de calamidade pública e das medidas de isolamento social no combate à propagação do Coronavírus (Covid 19), dentre elas, a proibição da circulação do transporte coletivo, que configura caso de força maior, e na impossibilidade de desempenhar as suas atividades, a empresa enfrenta dificuldades financeiras para manter mais de 350 funcionários, com o pagamento de salários associado ao cumprimento da enorme carga tributária.

 

 

  • Nesse contexto, infelizmente, a empresa foi instada a realizar a rescisão de contratos de trabalho como medida necessária para a manutenção da maioria dos empregos e o pagamento dos respectivos salários, pelo menos até o final do mês.

A Viametro permanece atenta às determinações das autoridades, disposta a envidar esforços que minimizem a situação de dificuldades vivenciada pela população, confiante de que juntos venceremos as adversidades causadas pela pandemia do Coronavírus para que possamos restabelecer a normalidade do serviço de transporte coletivo no Município.

 

Ilhéus, 24 de março de 2020.