Diretor de hospital diz que havia apenas um bebê na barriga de mãe que esperava ter gêmeos



Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

O diretor do hospital de Ilhéu, Carlos Lira, se pronunciou sobre o caso do suposto desaparecimento de um bebê gêmeo na Maternidade Santa Helena. Ele relata que só havia um bebê na barriga de Cleidiane Silva Santos.

Segundo o diretor, o médico Fábio Pinheiro ficou “surpreso” ao fazer o corte da cesárea e encontrar apenas um bebê e que a mãe foi comunicada que, mesmo com a expectativa de gêmeos, havia apenas uma criança. O fato foi presenciado pelo neonatologista de plantão, que cuidou da criança após o nascimento.

A delegada Andrea Oliveira investiga o caso. “Temos duas alternativas: ou a a ultrassonografia está errada, o laudo foi feito de forma errada, ou então realmente havia duas crianças e uma delas está desaparecida. Aí a gente tem que solucionar o caso e ver onde está essa criança”, relatou.

O caso

Uma mulher registrou, na delegacia de ilhéus, uma queixa contra a Maternidade  Santa Helena. O registro foi feito na última quinta-feira (6). A dona de casa Cleidiane afirma no relato que estava grávida de gêmeos e que passou pelo parto no dia 24 de junho, mas apenas um bebê foi entregue a ela. A mulher afirma que passou por uma cesariana, se sentiu mal e estava sonolenta, tendo o filho ficado no berçário.

No dia seguinte, apenas um bebê foi entregue a ela. Ela diz que fez a última ultrassonografia no dia 3 de junho e no documento emitido pelo médico existe a informação de dois fetos. Ela ainda relata que, antes do parto, uma enfermeira a avaliou e disse que os dois bebês estavam bem.

Segundo Cleidiane, o hospital não informou o que houve com a segunda criança. “Eles chegaram com uma criança, ainda no outro dia, porque o neném ficou cá embaixo, no berçário. Eu falei: cadê o outro? Aí ele falou bem assim: ‘mas só tinha um’. Eu falei não, porque eu vim para a maternidade para ganhar dois e eu estou aqui com a ultrassom, e eu escutei o coração dos dois lá embaixo, e ela [a enfermeira] falou que os dois estava (sic) bem. E como é que vocês aparecem aqui com uma criança só?”, relatou. (Texto: Diário Bahia/Informações: G1)