Discursos emocionados e legião de admiradores no adeus a Adervan



adervan adeus
Carinho manifestado na despedida de José Adervan (Foto: Diário Bahia)
ADERVAN 2
Visual de Adervan, quando candidato a prefeito de Itabuna

Envolto em duas grandes paixões – as bandeiras de Itabuna e do Flamengo –, foi sepultado há pouco o corpo do jornalista José Adervan de Oliveira, no Cemitério Campo Santo. Ele faleceu ontem (12), aos 74 anos, após anos de uma luta incansável contra um câncer.

O velório e cortejo de despedida reuniram uma legião de admiradores, entre colegas de profissão, políticos, artistas, advogados, médicos, enfim, um público expressivo da região. Os discursos emocionados destacaram a alegria, coragem, empreendedorismo, otimismo, perseverança, alavanca de lutas em defesa do sul da Bahia. Adervan, fundador do jornal Agora junto com Ramiro Aquino, exerceu até os últimos dias suas maiores paixões: o jornalismo e a política.

A carreira robusta incluiu participações no rádio de Itabuna. Foi, inclusive, comentarista na antiga Rádio Clube (hoje Nacional). Ao lado de Ramiro Aquino, comandou uma equipe de transmissão esportiva que cobriu a Copa do Mundo, na Espanha. Quando funcionário do Banco do Brasil, onde se aposentou, foi também presidente da AABB.

Formado em Economia, chegou a ser professor substituto da Uesc (Universidade Estadual de Santa Cruz). Ele nasceu no município de Alagoinhas, mas veio para Itabuna ainda criança. Adervan era amante do futebol e gostava de dividir uma boa pinga numa roda de bate-papo com amigos.

 

Admiração manifestada

O gosto pela política surgiu ainda no movimento estudantil, onde foram forjados tantos líderes. Ele militou no PSDB, foi presidente do diretório local e chegou a ser candidato a prefeito de Itabuna, em 2008. Temas ligados à política, aliás, predominavam na coluna diária que o jornalista mantinha.

“O jornalismo político fica mais pobre. Adervan era apaixonado pelo fascinante mundo do comentário, da análise e da opinião, seja na sua coluna nas páginas do Agora ou em qualquer outro lugar. Lá, em um lugar chamado de eternidade, vai se encontrar com [Eduardo] Anunciação. E o óbvio ululante é dizer que vão conversar sobre política, política e política”, declarou o articulista Marco Wense.

Sobre a postura do profissional, assim analisou Carlos Leahy, diretor promocional da CDL: “Era uma pessoa que sempre pensava pra frente, conversava com os amigos, nunca se queixou, era uma pessoa com o pensamento sempre positivo. Essa é a lembrança que eu tenho do nosso amigo”.

O também jornalista Ramiro Aquino falou da amizade inabalável entre eles. “Para quanta gente ele deu oportunidade, projetou para o jornalismo. Quando rompemos a sociedade, continuamos amigos; não havia outra forma de continuar a nossa relação, era uma grande figura”.

Adervan deixou viúva, dona Ivone, e três filhas, Roberta, Fernanda e Andréa. A perda foi lamentada por várias entidades, com notas de pesar dispostas a seguir.

 

NOTA DE PESAR

 

 

A comunidade de Uruçuca recebeu, com profundo pesar, neste domingo, dia 12, a notícia de falecimento do jornalista e empresário José Adervan de Oliveira, sócio-proprietário e um dos fundadores do Jornal Agora, de Itabuna. Adervan era um dos maiores entusiastas e incentivadores do desenvolvimento regional e sua vida está ligada às mais nobres causas da política.

 

A morte de José Adervan de Oliveira, de 74 anos, deixa uma lacuna não apenas na comunicação regional, mas no bom debate de ideias no campo da política e do desenvolvimento socioeconômico regional. Era, reconhecidamente, uma pessoa caridosa e que tinha devoção e amor pelo sul da Bahia.

 

Nosso fraterno abraço e desejo de conforto aos familiares e parentes de José Adervan, neste momento. Em reconhecimento à sua contribuição ao sul da Bahia e à comunicação baiana, Uruçuca decretará luto oficial de três dias.

 

 

Moacyr Leite Júnior

Prefeitura de Uruçuca

 

 

—————-

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

 

NOTA DE PESAR

 

O prefeito do município de Ilhéus, Mário Alexandre, e o vice-prefeito José Nazal Soub, vêm, por meio desta, manifestar profundo pesar pelo falecimento do jornalista e empresário JOSÉ ADERVAN DE OLIVEIRA, aos 74 anos, ocorrido neste domingo, dia 12, no Hospital Santa Cruz, em Itabuna. Como proprietário e diretor do Jornal Agora, José Adervan exerceu um papel de destaque no contexto da comunicação no Sul Bahia, nas últimas décadas, sendo um incansável defensor dos interesses da Região e do Município de Ilhéus.   Nesse momento de imensa dor, externamos o sentimento de solidariedade aos seus familiares e amigos.

 

Ilhéus, 13 de março de 2017.

————-

 

NOTA DE PESAR

 

 

A classe comercial e empresarial de Itabuna está profundamente consternada com a morte do grande jornalista e empresário, José Adervan de Oliveira.

 

A sociedade de Itabuna e região perde um profissional conhecido pela sua luta incansável em prol do desenvolvimento. Um dos seus legados, o Jornal Agora repercutiu as suas preocupações com os problemas da região cacaueira, como também transmitiu muitas conquistas.

 

Em nome da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, o presidente Ronaldo Abude transmite a família e amigos os sinceros sentimentos.

————-

 

NOTA DE PESAR                                    

 

Em nome dos diretores e colaboradores, o presidente da Amurc e do CDS-LS, Antônio de Anízio apresenta os sinceros sentimentos aos familiares e amigos enlutados pela perda do grande jornalista e proprietário do Jornal Agora, José Adervan de Oliveira.

 

Que Deus possa confortá-los neste momento de perda irreparável para a sociedade itabunense e região.

 

————–

 

NOTA DE PESAR

A Câmara de Vereadores de Ilhéus, através de sua mesa diretora, lamenta o falecimento do jornalista José Adervan de Oliveira, de 74 anos, que ocorreu no domingo (12). Adervan era proprietário do Jornal Agora, ex-funcionário do Banco do Brasil, natural de Itabuna, e foi um influente comunicador do sul da Bahia; que perde um dos seus grandes defensores. Neste momento de dor, enviamos nossos pêsames à família e amigos.

 

————–

 

NOTA DE PESAR       

 

A comunidade acadêmica da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) lamentou com profundo pesar o falecimento do jornalista e fundador jornal Agora, José Adervan Oliveira, ocorrido na tarde do domingo (12), em Itabuna.

Para o diretor da FTC, Luiz Alfredo Omena, com o falecimento de José Adervan, o jornalismo sulbaiano perde uma das suas referências do profissionalismo exercido com ética, competência e seriedade. Alfredo também destacou o legado deixado por Adervan para a comunicação regional e manifestou seus sentimentos à família do jornalista e a todos os colaboradores do jornal Agora.