É forró pra todo lado no sul da Bahia



 

Chegou a temporada de curtir as delícias da festa mais genuína do Nordeste, o nosso São João! A galera já vem engatando a marcha do forró desde o início de junho, mas os festejos oficiais no sul da Bahia começam no próximo final de semana. De sexta-feira (16) até domingo (18), o destino pode ser o São João antecipado de Itapé.

Por lá, o tingue-lingue da sanfona ficará por conta de bandas tradicionais e ainda  Kaio Oliveira e a banda Sem Retoque, que trarão uma pitada de arrocha; a dupla Rian Girotto e Henrique, uma dose de sertanejo com forró. A grade inclui atrações da terra, como Xamego a Mais e Neto Santana, além de concursos de quadrilhas e apresentações teatrais.

Um gosto de resgate tomará conta do distrito de Taboquinhas, em Itacaré, entre os dias 23 e 24 de junho. A praça João Coutinho estará sob o comando das bandas Forroziada, Amassa no Forró, Kuarto Light, Forró Stilo A4, Neide Santos e Júnior do Forró. Quem comparecer poderá apreciar uma decoração típica, apresentação de quadrilhas e barracas com bebidas e comidas características da época.

Ibicuí e o espetáculo das festas de camisa

Boa parte dos forrozeiros sul-baianos – e também os turistas – aporta na pequena e aconchegante Ibicuí para aproveitar o São João. Além do forró na praça, com tudo que pede a tradição junina, as festas de camisa são o grande chamariz para o município. Uma delas é o Brega Light, que oferecerá curtição no formato all inclusive dias 23 e 25 de junho.

O brilho do palco estará garantido com nomes em alta no cenário musical, como Marília Mendonça, Wesley Safadão, Dorgival Dantas, Trio da Huanna, Solange, Harmonia do Samba, Aviões, Léo Santana, Gusttavo Lima e Bell Marques. O passaporte para a festa custa R$ 380 (no cartão de crédito em até 3x) ou R$ 350 (à vista).

A 30ª edição do Ticomia, na Fazenda Eldorado, será dia 24, a partir do meio-dia, também com um time de peso no chamado sertanejo universitário: Maiara & Maraisa, César Menotti & Fabiano e Gabriel Diniz. Para garantir o tom do forró, Luan Estilizado, Saia Rodada, Cavaleiros, Lordão e Mastruz com Leite.

Também all inclusive, a festa terá comidas típicas e um cenário que dá cara junina aos quatro cantos do arraiá. O valor da camisa não foi oficialmente divulgado.

 

Por Celina Santos