Eleição entre as mais divididas da história de Itabuna



A eleição de 2016 em Itabuna promete ser das mais disputadas, dado o alto número de candidatos (nove) e o aparente distanciamento da antiga polarização. Pelo que está sinalizado até agora, tanto o campo da direita como o da dita esquerda estão divididos. Pela oposição, os ex-prefeitos Nilton Azevedo (PTB) e Fernando Gomes (DEM) dividem votos com o deputado estadual Augusto Castro (PSDB). Já no plano da base aliada do governo estadual, buscam a “bênção” de Rui Costa o ex-prefeito Geraldo Simões (PT) e o ex-deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB). Para completar, o ex-deputado estadual Coronel Santana (PTN) engrossa o côro dos militares e marcham sem coligações o P-Sol, com o músico Elivandro (Mister) Cuca; o PSTU, com o professor José Roberto; e o PDT, com o médico Antonio Mangabeira. A partir do dia 16 de agosto, os candidatos estarão autorizados a mergulhar na campanha de modo oficial.

 

Vice pra quê te quero

A escolha do candidato a vice-prefeito tanto pode acrescentar ao nome da majoritária como pode dar sinais de mera composição com objetivos momentâneos. No caso do engenheiro Fernando Vita (PMDB), que se aliou a Fernando Gomes (DEM), a composição era esperada. O partido, que tem um amplo tempo de TV no horário eleitoral, sempre foi cobiçado e, por isso, pode negociar – leia-se barganhar – com “cartas na manga”.

 

Brincando de gude

Quando pré-candidato a prefeito, porém, Vita deveria ter aberto mão de declarações impulsivas, como dizer que estava “na hora de Fernando Gomes pendurar as chuteiras”, devido à idade. Afinal, todos sabem que eles são tão contemporâneos que podem muito bem ter brincado de gude na infância.

 

Ficc traz surpresa

Ainda no quesito candidato a vice, surpreendeu a aliança entre o geógrafo Roberto José (PR) e o ex-prefeito Capitão Azevedo (PTB). Isso porque RJ fez parte do governo Vane e chegou a realizar convenção para oficializar candidatura a prefeito. Por outro lado, não se pode considerar um vice “fake”, já que ele realizou um trabalho que foi bem avaliado como presidente da Ficc (Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania) e como secretário de Transporte e Trânsito.

 

 

Candidatura registrada

site registro davidson
Leninha e Davidson foram os primeiros a registrar suas candidaturas

Dentre os nove postulantes a prefeito, o primeiro a registrar candidatura foi o economista Davidson Magalhães (PCdoB). Ele é ex-presidente da Bahiagás e exerceu parte de um mandato como deputado federal até pouco tempo atrás. Ele encabeça a coligação “Melhor Pra Itabuna”, que traz como candidata a vice a empresária Leninha da Autoescola (PPS). O grupo é integrado, ainda, pelo PP, PEN e PSD.