Estudantes de Itabuna aprendem sobre o descarte correto de embalagens de agrotóxicos



 

1472579854Visita_a_Arisba_em_Itabuna_9

Os estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Sul II e do Colégio Estadual Presidente Médici, em Itabuna, estão desenvolvendo o projeto Juventude em Ação, que busca trabalhar questões sobre sustentabilidade socioambiental na região sul do estado. O descarte adequado de embalagens de agrotóxicos ganha destaque no projeto, tendo em vista as demandas geradas pela cultura do cacau.

Durante aula de campo, na Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários do Sul da Bahia (Arisba), os estudantes acompanharam o processo de descarte e participaram de palestras e atividades culturais para a conscientização de ações de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.

“Nossa localidade tem uma forte tradição cacaueira, temos uma zona rural forte e que utiliza destes produtos. Mas, por outro lado, percebemos que o descarte das embalagens não é o ideal. Por isso, conscientizar os estudantes é importante para que possam utilizar esse conhecimento na vida pessoal e profissional”, explica o professor e coordenador da ação, Adelson Menezes.

Felipe Moura, 17 anos, estudante do Curso Técnico em Comércio, ressalta a importância da atividade para o aprendizado dos alunos. “Essas ações mostram que podemos ter progresso de forma sustentável. E é importante para o estudante que vai ser o profissional do futuro absorver esse aprendizado para que possa contribuir para esse descarte consciente”, relata. Ele acrescenta que ficou “impressionado em saber que essas embalagens poderiam ser reutilizadas, por exemplo, como caixas para guardar seringas em hospitais”.

A estudante Ayala Santos, do Curso Técnico de Desenho em Construção Civil, afirma que esse aprendizado é fundamental para o exercício da futura profissão. “Estamos muito empolgados, porque a atividade traz na prática ações que podemos utilizar em nossa profissão. Além de embalagens, aprendemos sobre descarte de papelão e outros produtos que podem ser encontrados na construção civil” .