Exemplo de saúde e juventude aos 81


Laytynher, fabricante da Tubaína Real, sonha em voltar ao comércio


Laytynher, dono de uma alegria a toda prova, é sempre querido por onde passa (Foto: Vanusa de Jesus)
Sabor da Tubaína Real marcou gerações

Entre os exemplos de itabunenses com extrema vontade de viver, alegria e disposição para realizar sonhos está o empresário José Moreira Laytynher. Ele completou 81 anos no último dia 02 de julho, tem uma trajetória de representatividade – tanto na economia como na sociedade regional – e conta: “Ainda pretendo entrar no comércio. O que eu sonho é voltar ao comércio, ao trabalho”.Laytynher foi fabricante da Tubaína Real, refrigerante conhecido em todo o Nordeste, e também representou as cervejarias Skol e Cerma.

Foi presidente da Associação Comercial de Itabuna, CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Lions Clube Itabuna Sul e do GAC (Grupo de Ação Comunitária), além de ter sido secretário de Indústria e Comércio. Diretor da Santa Casa de Misericórdia em várias gestões, ele continua conselheiro, é parte da irmandade e faz questão de ir à entidade todos os dias

Sempre de sorriso largo, o empresário segue tendo a opinião ouvida em todos os lugares que freqüenta. “Não posso faltar. Eu não me sinto velho, não me sinto cansado. Eu me sinto ativo pra ver as coisas. Então, eu tenho impressão que essas coisas ajudam as pessoas que estão já idosas e trabalhando, lutando…”, reflete.

Saúde e autoestima

Sobre o que faz em nome da saúde, Laytynher mencionou a ausência de vícios. “Eu nunca bebi, fumei muito pouco, nunca gostei das noitadas”.Ele demonstrou receio que as pessoas entendessem que ele quer posar de “gatinho”. Por isso, foi cauteloso e até um pouco envergonhado, mas entregou: “Gosto de namorar, isso aí tudo bem”. Perguntamos se ao olhar no espelho, ele se sente um homem bonito. “Eu sinto que eu gosto de mim, independente da idade”. O empresário teve um casamento de 53 anos e hoje é viúvo.

Laytynher conta que sempre teve o hábito de fazer caminhadas, a principal atividade física até hoje. “Aonde eu chegava, eu caminhava”. Ele procura fazer a pé, por exemplo, o percurso diário até a Santa Casa. Além disso, tem a mesma alimentação de quando era garoto. Adora feijoada, por exemplo. “Como o que aparecer”, garante.

Pai de três filhos, o empresário brinca com o vigor que exibe aos 81 anos. “Eu digo sempre que meu prazo é 2056”. Como estamos falando do desejo de 38 anos além, não surpreende a resposta quando quisemos saber se ele podia se dizer um homem realizado. “Não acho que estou realizado; minha missão continua”, atesta, para sacudir aqueles que crêem em prazo para juventude.