Faculdade de Ilhéus promove Mutirão de Saúde e Cidadania


O mutirão deste ano, segundo a faculdade, apresentará novidades


Esta foto e as demais, a seguir, são do mutirão do ano passado.

Numa parceria com a Record/TV Cabrália e outras instituições, a Faculdade de Ilhéus promove em sua sede, no próximo dia 26 de outubro, o III Mutirão de Saúde e Cidadania, voltado à prestação de serviços gratuitos à comunidade e à divulgação do conhecimento científico-tecnológico. O evento acontece integrado à XIII Feira de Negócios e Oportunidades – FENOPO, cuja finalidade é estimular o empreendedorismo nos acadêmicos e na população, de modo geral.

O III Mutirão de Saúde e Cidadania é um projeto que possibilita o desenvolvimento de inúmeras ações de ensino, pesquisa e extensão de todos os cursos de graduação da Faculdade, em benefício da comunidade. Os serviços serão prestados das 8h às 15 horas, e incluem diversos atendimentos na área de saúde: exames preventivos (Papanicolau), realização de glicemia capilar /tipagem sanguínea; aferição de pressão arterial, aplicação de vacinas, orientações sobre imunização, diabetes e hipertensão, gravidez na adolescência e planejamento familiar, também serão feitos testes rápidos de HIV.

Atendimento Médico – Em parceria com a Secretaria de Saúde do Município, serão realizadas 20 consultas com ortopedista pela manhã e 20 consultas com cardiologista à tarde. Serão oferecidas ainda, 40 consultas com ginecologista e 40 consultas com clínico geral, entre os turnos da manhã e da tarde.

O mutirão disponibilizará também atendimentos em Odontologia, a exemplo de orientação sobre higiene bucal, limpeza e aplicação tópica de flúor, restaurações dentárias, extrações, exames e palestras sobre câncer bucal. Todos os gabinetes da Clínica-Escola de Odontologia vão funcionar durante o evento. Também haverá exames oftalmológicos, em parceria com as Óticas Cardoso.

Na área de Nutrição, serão feitos avaliação nutricional, diagnóstico do estado nutricional e orientações alimentares para crianças, adolescentes, adultos e idosos, bem como orientações para diversos agravos na saúde: hipertensão, diabetes, obesidade e colesterol alto. O curso de Psicologia promoverá duas sessões de Mindfulness, técnica de meditação para redução do estresse e promoção da qualidade de vida, uma às 10 horas e outra às 15 horas; orientação a pais diante das dificuldades diárias enfrentadas com seus filhos (limites, estudos etc.), além de triagem psicológica (coleta de informações para posterior encaminhamento) e plantão de atendimento psicológico breve e emergencial.

BELEZA – A Faculdade de Ilhéus mantém a parceria com o Instituto Mix de Profissões que prestará serviços de cabeleireiro, manicure, maquiagem e massagem. Durante o Mutirão, agentes do SAC – Serviços de Atendimento ao Cidadão – vão prestar orientações sobre seguro-desemprego, CNH – carteira de motorista, passaporte e alistamento militar, farão agendamento para carteira de trabalho e carteira de identidade e encaminhamento de solicitação de vaga de emprego (mão-de-obra) pelo SineBahia.      

Os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito promoverão ações e orientações para abertura de novos negócios; formalização como Microempreendedor Individual – parceria com a Sala do Empreendedor e Secretaria de Indústria e Comércio; análise e construção de currículo; atendimento jurídico nas áreas cível, consumidor e família. Em parceria com o Município de Ilhéus, será permitido aos cidadãos, o cadastro e inscrição junto ao MEI, na sede da Faculdade.

FEIRA – Além desses serviços, a FENOPO, que será realizada de 24 a 27 de outubro, abre os estandes à visitação pública, com exposição de projetos de empreendedorismo, brinquedoteca e atrações culturais, a partir das 17h30min desta quarta-feira, com finalização prevista para 22 horas. No dia 25, funcionará nesse mesmo horário, e no último dia da mostra dos expositores, 26, as atividades iniciam às 8h da manhã e serão encerradas às 22 horas.

A palestra de abertura da Fenopo “Da startup à liderança do mercado: Sonhos e desafios”, terá início às 18h50min, do dia 24, com o administrador de empresas Lauro Freire, sócio-diretor da Praxio Tecnologia. A programação acadêmica inclui mais três palestras, painel, oficinas, minicursos, e no dia 25, das 19 às 21 horas, uma Exposição de Robótica, promovida pelo SESI – Serviço Social da Indústria; no dia 26, logo após o Mutirão, das 16 às 17 horas, Exposição e Desfile de Moda Pet realizados pelo Movimento Pontal Criativo e Oficina de Turbantes.  As modelos com os turbantes desfilarão com os pets.

A XIII Fenopo, coordenada pelos professores Renato Sofia e Flávio Melo, conta com patrocínio da Caixa Econômica Federal, Santander, Prefeitura de Ilhéus, Senac, Dom Palito Gelateria, A Parceria, Batuba Beach e Grupo Guardian de Segurança, e apoio da Record TV Cabrália, Terceira Via Formaturas e Eventos, Uniodonto, RCM Propaganda, Ótica Cardoso, Unimed Ilhéus, Gráfica e Editora Mesquita, Clínica AMO, Sebrae e Senar.

O apresentador Tom Ribeiro entrevista a professora Iana Muniz, coordenadora pedagógica do Instituto Mix de Profissões