Faeg vence edital para semear cultura pelo sul da Bahia



????????????????????????????????????
A atriz Eva Lima foi a proponente no edital selecionado

Lançar uma semente de cultura em cada cidade, para que os moradores acreditem no próprio potencial e, simplesmente, manifestem-se conforme seu talento. Basicamente, é o que faz, desde 2009 de forma voluntária, o Faeg (Fórum de Agentes Empreendedores Gestores Culturais) Litoral Sul, presidido por Victor Aziz. Agora, a proposta de institucionalizar a iniciativa foi aprovada pela Secretaria de Cultura da Bahia.

O edital setorial, entre os 23 selecionados (de 2.690 avaliados em todo o estado) para ser executados ao longo de 10 meses em 2017, teve como proponente a atriz Eva Lima, diretora de Comunicação do Faeg. Junto com ela, elaboraram o projeto a secretária do Fórum, Cristiane Santana, e a fundadora e vice-presidente Áurea de Souza.

Num cronograma a ser definido a partir de janeiro, o Faeg viajará por cidades do litoral sul da Bahia. Conforme o projeto, foram escolhidos 10 municípios: Almadina, Itapé, Itaju do Colônia, Jussari, Mascote, Maraú etc. Em cada mês, uma incursão. Pela manhã, discussões para compartilhar a experiência do grupo e estimular as ações culturais locais. À tarde, oficinas de audiovisual, contação de histórias, elaboração de projetos, literatura, música e teatro, entre outras.

Cada comunidade vai aprender a fazer e exibir o que aprendeu ao final do encontro. “Vamos num primeiro momento pro campo, fazer uma pré-produção, e deixaremos um articulador no local, remunerado; os oficineiros também serão remunerados em sua área de atuação”, informou Eva, acrescentando que a equipe técnica será, prioritariamente, formada por pessoas que já participam do Faeg. Foi disponibilizado um total de aproximadamente R$ 60 mil para a execução da proposta.

Mesmo com 30 anos de experiência como atriz e produtora, Eva Lima ainda não tinha se inscrito em um edital na Secretaria de Cultura. “Foi uma bênção enorme o projeto ser aprovado; não tem preço. Em todas as cidades por onde passamos, os secretários tiram o chapéu, porque deixamos uma semente. A responsabilidade triplica, porque o trabalho do Faeg, enquanto voluntário, agora toma um corpo remunerado; porque profissional já era”, observou.