Fernando fala em PPP na Emasa, passarela e mudanças no Hospital de Base



Fernando Gomes, Anorina e Maria Alice
Fernando Gomes entre as secretárias de Educação, Anorina Smith Lima, e de Governo, Maria Alice (Foto: Celina Santos)

Por Celina Santos

 

O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, reuniu a imprensa na manhã desta terça-feira (7), para fazer um balanço dos primeiros 37 dias da quinta gestão dele. Entre as novidades previstas ainda para este mês, a licitação de três creches e de uma passarela sobre a “Ilha do Jegue”, a ser inaugurada no próximo aniversário da cidade. Em breve, segundo o gestor, deverão começar as discussões para firmar uma PPP (Parceria Público-Privada) na Emasa (Empresa Municipal de Águas e Saneamento).

Avaliando o cenário econômico, Fernando Gomes disse ter pegado “uma prefeitura em liquidação”. Mencionou uma dívida de R$ 33 milhões no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. “Chegava a morrer 90 pessoas por mês lá, falta medicamento. Se eu não tivesse hoje acordo com o governo do estado, esse mês não tinha mais [o hospital] em Itabuna; estaria fechado”, resumiu.

Tal cenário, alegou, justificou medidas como a demissão de mais de 200 funcionários e o fechamento do ambulatório de psiquiatria. O prefeito levou em consideração o risco de manter doentes mentais internados junto aos demais pacientes e adiantou que os casos de internamento serão encaminhados para Salvador. Já o atendimento convencional, ficará a cargo dos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial). (Matéria completa na próxima edição do Diário Bahia)