Festival Internacional do Chocolate fortalece turismo em Ilhéus



ficc_8

Mais de 50 expositores reúnem 30 marcas de chocolates Premium do Sul da Bahia, na 8ª edição do Festival Internacional do Chocolate e Cacau, aberta na noite de quinta-feira (21), no município de em Ilhéus, com o apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias do Turismo (Setur), de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Agricultura (Seagri). Importante atrativo do calendário turístico da cidade, o evento atrai milhares de visitantes, autoridades e empresários dispostos a investir no setor.

Segundo o secretário estadual do Turismo, Nelson Pelegrino, o evento é excelente oportunidade de negócios e valorização da gastronomia. “Mas existe a perspectiva de torná-lo ainda maior. É possível roteirizar o ciclo produtivo das fazendas de cacau às fábricas de chocolate, consolidando um novo produto turístico, associado à relevância cultural da região, cenário das obras de Jorge Amado”.

Até o próximo dia 24, a programação do festival, gratuita, prossegue com Oficinas Tecnológicas sobre produção de chocolate. As atividades são destinadas à capacitação de representantes de associações, cooperativas, estudantes, produtores e profissionais da área.

Um dos grandes atrativos desta oitava edição do evento é o curso intensivo de avaliação de cacau e chocolate fino, ministrado pela antropóloga norte-americana doutora Carla Martin, professora da Universidade de Harvard, e pelo chocolatier Colin Gasko. O festival é uma realização da Associação do Turismo de Ilhéus (Atil), Prefeitura de Ilhéus e MVU Promoções e Eventos.Mais informações estão disponíveis no site do evento.