“Fique na praça” celebra aniversário de Jorge Amado em Ferradas



Jorge Amado completaria 105 anos neste dia 10 de agosto

A Vila de Ferradas, onde nasceu Jorge Amado, exatamente no dia 10 de agosto, será palco da segunda edição do projeto “Fique na praça, a FICC chegou!”, nesta quinta-feira. Devido à data, é tempo de celebrar com cultura o aniversário do mais famoso filho da terra.

Conforme a programação, as atividades começarão às 14 horas, com apresentação da fanfarra Banda Municipal de Itabuna – Falcões, na praça Frei Ludovico, em frente à Casa de Jorge Amado. Às 14h50min, terá início o espetáculo teatral “O Menino Grapiúna e outras histórias”, com a participação de atores do projeto “Letras que Voam”, dirigidos por Marco Nô.

A partir das 15h20min, acontecerão diversas manifestações artístico-culturais, com alunos e professores do projeto PACAIS (Programa de Arte e Cultura em Áreas de Interesse Social), na praça Frei Ludovico. O evento tem previsão de término para às 20 horas.

FICC nos bairros

A estreia do projeto foi em julho, no centro de Itabuna

Com a inclusão das diretorias de Turismo e Esporte, o “Fique na praça, a FICC chegou!” tonou-se mais abrangente. Segundo Ari Rodrigues, diretor de Turismo do município, a intenção é realizar uma vez por mês. “Levaremos o projeto para os bairros de Itabuna”, informou.

Já o assessor de Ações Culturais e Cidadania da FICC, Nonato Teles, ressaltou que o projeto é importante, uma vez que levará ao conhecimento da comunidade, de forma mais ampla e presencial, os programas desenvolvidos pela instituição no campo das oficinas e atividades literárias. “Nesta edição, o evento resgatará a memória cultural da cidade, relembrando à população adulta e informando aos mais jovens a grandiosa e imortal obra de Jorge Amado, um dos escritores brasileiros mais famosos e traduzidos de todos os tempos”.

O “Fique na Praça”, idealizado pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), teve sua primeira incursão em julho deste ano, na praça Otávio Mangabeira (Camacã). Na oportunidade, estiveram presentes o prefeito Fernando Gomes, vice-prefeito Fernando Vitta, o presidente da fundação, Daniel Leão, além de produtores culturais, professores e alunos dos projetos sociais da própria entidade.