Fórum itinerante de cultura chega a São José da Vitória nesta quinta



Parte da equipe que dá vida ao Faeg-Sul

O município de São José da Vitória receberá as oficinas, palestras e intervenções artísticas do projeto itinerante do Fórum de Agentes Empreendedores Gestores Culturais do Território Litoral Sul (FAEG-Sul), nesta quinta-feira, dia 10 de agosto. As atividades serão realizadas no Colégio Estadual 13 de Junho, situado na Avenida ACM s/nº, Nova Vitória, das 9 às 16 horas, abertas à comunidade.

A programação começa com a palestra ‘A atuação da Sudecult no Território Litoral Sul da Bahia’, apresentada por Juscelina Nascimento, diretora de Cidadania Cultural da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult). Em seguida, participações de autoridades municipais e representantes das instituições parceiras do projeto. Toda a programação será intercalada com intervenções de artistas e grupos culturais da cidade.

Após intervalo para almoço, das 13 às 16 horas, a população será contemplada com oficina sobre Patrimônio Cultural, ministrada por Maria Helena Tavares e Maria Áurea de Souza. A oficina é destinada a museólogos, bibliotecários, professores, agentes culturais, diretores de escolas públicas ou privadas, gestores de instituições culturais, acervos públicos ou privados, pontos de memórias e pontos de cultura, além de demais interessados em patrimônio cultural.

Mais atividades

No mesmo período, acontece Roda de Conversa sobre Cidadania Cultural, mediada por Lula Dantas, dirigida a vereadores, conselheiros e diretores de cultura, gestores públicos, gestores e agentes culturais, comunidades tradicionais e associações culturais. As oficinas serão realizadas na mesma escola, ambas limitadas em 30 vagas. As inscrições já estão abertas na Secretaria de Educação de São José da Vitória e pela internet, via link http://faegsul.com/oficinas/

Maria Aurea de Souza é vice-presidente do FAEG-Sul, membro da Rede de Museus do Território Litoral Sul da Bahia, Comissão Estadual dos Pontos de Cultura e Colegiado de Espaços Culturais da Bahia, além de coordenadora pedagógica do Ponto de Cultura da Fundação Movimento de Corais Canto da Artes em Itapetinga. Maria Helena Tavares é curadora do Memorial Misael Tavares, membro do Colegiado Setorial de Cultura da Bahia e presidente da Rede de Museus e Pontos de Memórias do Litoral Sul da Bahia. Lula Dantas é coordenador do Ponto de Cultura Associação de Culto Afro Itabunense, membro da Comissão Estadual dos Pontos de Cultura da Bahia, Comissão Nacional dos Pontos de Cultura e presidente da Câmara Temática de Cultura.

O projeto já passou por Itapé, Santa Luzia, Itapitanga, Mascote e Almadina e segue para São José da Vitória (10 de agosto), Maraú (14 de setembro), Pau Brasil (19 de outubro), Jussari (9 de novembro) e Itaju do Colônia (14 de dezembro). Conta com apoio financeiro do Governo do Estado, (Edital Nº 24/Territórios Culturais), por meio do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia e apoio institucional da Prefeitura Municipal de São José da Vitória, Associação dos Municípios da Região Cacaueira (AMURC) e Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (PROEX/UESC).