Fórum motiva mulheres a empreender e inovar o próprio negócio


Evento foi realizado pelo Movimento Empreender Bahia e contou com a participação de mulheres de Itabuna e região


Troca de ideias e de experiências marcaram o fórum em Itabuna (Fotos: Patrick Melber)

 Momentos de motivação, “empoderamento” feminino, troca de experiências e networking resumem bem a 1ª edição do Fórum da Bahia Mulheres Empreendedoras. Realizado quinta-feira (17) no Teatro Candinha Doria, em Itabuna, reuniu palestras com uma mensagem em comum: as mulheres já exercem um papel de influência na sociedade e possuem um grande potencial para levar adiante o próprio negócio.

De acordo com a fundadora e CEO da Rede Mulher Empreendedora (RME), Ana Lúcia Fontes, quase 49% dos micro e pequenos negócios no Brasil são liderados por mulheres. Mais de 50% deles são na área de serviços, por ser mais simples e ser possível executar dentro de casa. A segunda porta de entrada é comércio.

“Eu vejo que as mulheres vão continuar empreendendo e, cada vez mais, buscar inovação; porque hoje às vezes elas acabam empreendendo nas áreas de conforto, que é moda, beleza e estética, mas é uma porta de entrada. Depois, elas vão buscando outras formas, vão se desenvolvendo, crescendo e eventos como esse [Fórum da Bahia Mulheres Empreendedoras] são absolutamente fundamentais para essas mulheres se sentirem fortalecidas”, argumentou.

Outro dado importante, segundo Ana, é que mais de 60% das mulheres são mães que buscam empreender, principalmente por conta da maternidade. “A maternidade é um gatilho para empreender porque elas buscam flexibilidade, ou seja, ficar mais próximas dos filhos, e, ao mesmo tempo, ficar ativa profissionalmente”, assinalou.

Ana Lúcia Fontes frisou: quase 49% dos micro e pequenos negócios no Brasil são liderados por mulheres

Dicas a seguir

Entre as dicas para as mulheres que buscam empreender, Ana destacou que a primeira coisa é “tentar entender quais são as dificuldades que você tem na sua região, na comunidade onde você mora. É que normalmente as melhores oportunidades negócios estão onde estão os maiores problemas”.

A segunda coisa, aconselhou ela: participe de grupos de movimentos de mulheres, que valem a pena fazer parte. “A terceira coisa é buscar alguém que já tenha empreendido, que tenha experiência, e que vai te ajudar nas dúvidas que você tiver durante essa jornada. Esses caminhos são muito importantes para que você tenha uma jornada menos difícil”, completou.

Demais palestras

O Fórum também foi uma oportunidade para mostrar às mulheres sobre a importância de investir e cuidar da imagem pessoal para o desenvolvimento dos negócios. O assunto foi abordado pela publicitária, consultora de imagem e estil Aiala Lago. Na palestra com a empresária e bancária Leilane Benevides, o público conheceu de perto a trajetória de sucesso da Benevides – Chocolates Finos, que encorajou muitas mulheres a dar o primeiro passo, independente do momento atual do país.

Em outro momento, a diretora de Desenvolvimento do Grupo Brasileiro de Transporte Rodoviário, Elaine Carletto, apresentou atitudes fundamentais para a mulher empreendedora. A artesã profissional Thalita Ortega levou ao público sua experiência de sucesso com artesanato em feltro, e o palestrante, consultor e contador Franklin Bastos abordou sobre perfis comportamentais.

Participantes avaliam

O evento ganhou a adesão de mulheres de Itabuna e região, desde aquelas que estão em busca de abrir o próprio negócio até aquelas que já estão empreendendo. Em uma das várias publicações no instagram sobre o Fórum, a empreendedora Catalina Rumbo, da @viva.amarillo (Roupas criativas para bebês), de Ilhéus, destacou que “eventos como o #forummulheresempreendedoras são oportunidades excelentes para atualizar conteúdo, fazer um belo networking e sobretudo sempre buscar novas fontes de inspiração”.

Estiveram presentes ao encontro os presidentes da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Itabuna, Carlos Leahy, e da CDL de Ihéus, Walderico Júnior; o superintendente da Secretaria de Trabalho, Emprego, Esporte e Renda, Marcelo Gavião; a secretária de Assistência Social, Sandra Neilma; a delegada do Conselho Regional Contabilidade, Viviane Fernandes, Andrea Peixoto; a presidente da Comissão da Mulher (OAB-Seccional de Itabuna) e o consultor do Programa Empreender, em Itabuna, Valdemir Souza.

Apoio e parceria

O evento foi coordenado pela advogada e administradora de empresas Wandressa Souza, e realizado com as seguintes parcerias: Governo do Estado, através da Secretarial de Trabalho, Emprego, Esporte e Renda; Cooperativa de Crédito Financeiro (Sicredi – Região Sul da Bahia); Associação Comercial e Empresarial de Itabuna; Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna e de Ilhéus; Pai Mendonça; Sindicom – Itabuna; Fio Laser SPA.

E contou com o apoio de: TV Santa Cruz; Bahia FM Sul; Gabriela FM; Blogs: Pimenta, Thame, Tempo Presente, Ipolítica; Site: Jornal Bahia On Line, Seja Ilimitado, Jornal Diário Bahia, Jornal O Sollo, Jornal A Região; Rádio Interativa FM, Morena FM, Difusora AM; Sebrae e OAB-Itabuna.