Fraude milionária na construção civil envolve empresas em Ilhéus


Sonegação entre Ilhéus e Salvador chega a R$ 11 milhões


Material apreendido nesta terça-feira, em Ilhéus

Uma operação batizada como “corações de ferro” cumpriu mandados de busca e apreensão em Ilhéus nesta terça-feira (31). Onze empresas da cidade sul-baiana e sete de Salvador reúnem 23 investigados numa rede envolvida em sonegação fiscal e lavagem de dinheiro. O débito nos cofres públicos com impostos chega a R$ 11 milhões.

A ação, envolvendo Ministério Público, polícias Civil e Militar, e Secretaria de Fazenda, apreendeu computadores, notebooks e materiais de construção. Tudo irá passar por perícia.

“São empresas constituídas por laranjas, com documentos falsificados para driblar o fisco e assim essa empresa muitas vezes não é encontrada. Porque não têm operatividade física. Além disso, a organização criminosa adquire produtos como se fossem consumidores finais, e põem a mercadoria à venda”, explicou o promotor Inocêncio de Carvalho.

Entre as ações investigadas, a compra irregular de cobre, material bastante usado na construção civil. Segundo a polícia, o fluxo de mercadorias era encerrado na penúltima etapa, para que a última operação de venda não fosse concluída. “Eles fingiam ser da construção civil, quando esse material era na verdade destinado a revenda”, completa o promotor Hugo Casciano de Sant’Anna.