Frota de ônibus é ampliada em Itabuna



onibus-FOTO-ROBERTO-SANTOS
Um total de 25 novos ônibus deverão circular em Itabuna (Foto: Roberto Santos)
Secretário CLáudio Dourado foto Pedro Augusto
Cláudio Dourado, secretário de Transporte e Trânsito (Foto: Pedro Augusto)

O Secretário de Transporte e Trânsito, Cláudio Dourado, anunciou que Itabuna deverá receber 25 novos ônibus, como parte do programa de renovação da frota. As empresas São Miguel e Sorriso da Bahia, que ganharam a última licitação pública do município, a medida visa garantir mais segurança e conforto à população.

Dourado explicou que a São Miguel entrará com mais dez e a Sorriso da Bahia, com mais quinze unidades. Ainda de acordo com o secretário, hoje 85 ônibus compõem a frota no município, mas serão necessários 126 para cobrir a demanda. “Até o fim do governo, toda a frota de Itabuna será renovada, inclusive com a colocação em operação de ônibus com ar condicionado”, assegurou o secretário.

Linhas

O titular da Settran informou, ainda, que a linha Itamaracá/Centro já foi regularizada. Já a linha Ferradas/Centro, devido ao aumento do fluxo de passageiros, com a Universidade Federal do Sul da Bahia e as inaugurações recentes dos novos condomínios São José, Jubiabá e Gabriela, gerou um aumento de demanda para mais oito mil novos usuários. Tal mudança exige a implantação de uma linha específica para essas comunidades.

“A secretaria tem conhecimento das carências existentes e demanda, mas ao chegar ao governo, quem mandava na secretaria eram os empresários, porque até o talonário para extrair multas não existia” justificou Dourado.

Pontos de ônibus

Em relação aos pontos de ônibus, construídos na gestão anterior, diz que foi paga a construção de 80, no valor de aproximadamente 500 mil reais, mas os pontos não foram construídos. Por causa dessa irregularidade, o Secretário disse que vai abrir uma nova licitação, antes adotando as providências jurídicas cabíveis.