Funcionários da Santa casa de Itabuna anunciam greve a partir de sábado



Os funcionários deliberaram pela greve nesta assembleia, na terça-feira

Funcionários da Santa Casa de Misericórdia, capitaneados pelo SINTESI (Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Itabuna e Região) e SEEB (Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia), anunciam greve por tempo indeterminado a partir de sábado (10). A decisão, tomada em assembleia conjunta na terça-feira (6), é devido ao impasse nas negociações da campanha salarial. A categoria se queixa da retirada de adicionais de 4% de produtividade e 5% de triênio da convenção coletiva.

De acordo com os sindicalistas, a retirada desses adicionais econômicos que já são pagos pela empresa há mais de 20 anos causará uma redução nos salários dos funcionários. “Muitos ficarão no mínimo”, afirmam. A proposta dos dirigentes sindicais é a manutenção dessas conquistas e discutir o reajuste salarial.

Os hospitais da Santa Casa – Calixto, Manoel Novaes e São Lucas – têm uma média de 1800 funcionários e atendem a pacientes de média e alta complexidade de mais de 100 municípios baianos. Com a greve, apenas 30% dos funcionários serão escalados para os serviços essenciais.

Outro lado

Diante da anunciada greve, a entidade encaminhou comunicado assinado pelo provedor Eric Ettinger de Menezes Júnior, segundo o qual “as propostas para a garantia dos adicionais adquiridos pelo trabalhador da instituição (Produtividade e Triênio) foram preservadas, havendo discordância, no entanto, sobre a extensão dos benefícios aos funcionários contratados a partir de 1º de maio do ano em curso”.

Conforme a nota, “não há e nunca haverá diminuição de direitos trabalhistas previstos na CLT, havendo apenas a retirada, para os futuros empregados, dos benefícios previstos em Acordo Coletivo”.

O provedor arremata, ainda: “Reconheço a legitimidade das negociações sindicais e é preciso lutar sempre. Mas, é necessário e urgente ter bom senso e compreensão sobre os fatos: a Santa Casa está vivendo em seu contexto histórico o pior cenário e a luta contra o fechamento da instituição é um dos entraves enfrentados em nossas discussões diárias. Todas estas medidas foram apresentadas, inclusive, para não chegarmos ao que vem sendo evitado há tanto tempo: a redução dos postos de trabalho”.

A proposta feita aos trabalhadores inclui: reajuste de 4% de forma imediata e com vigência a partir de 1º de maio de 2017;

– sob o nome Produtividade, a Santa Casa paga 4% sobre o salário base para todos os funcionários e propõe manter o valor praticado para todos os funcionários da casa, extinguindo-o para novos funcionários que vierem a ser contratados regidos sob o Acordo Coletivo 2017/2018;

– adicional por tempo de serviço correspondente a 5% a cada três anos de serviço prestado. Para este ano, o Sindicato Patronal propõe a garantia da manutenção dos benefícios a todos que já o adquiriram, condicionando a progressão até o quarto triênio para os que ainda não alcançaram este limite e congelando a progressão para os demais, extinguindo-o somente para novos funcionários que vierem a ser contratados a partir de 01/05/2017.