Fundação Cultural abre 30 vagas para oficina sobre Cuírlombismo Literário


Oficina Escritas em Trânsito acontecerá em novembro, em Salvador


 

A Fundação Cultural do Estado da Bahia, através da Coordenação de Literatura, vai abrir inscrição para a última oficina do Escritas em Trânsito de 2019. “O que é, como se faz cuírlombismo literário: leitura e interpretação de poesia brasileira contemporânea” será ministrada pela poeta, tradutora, cantora e compositora, Tatiana Nascimento. São 30 vagas gratuitas!

Os interessados podem se inscrever online até o dia 30 de outubro (ou até a ocupação completa das vagas), no site da Funceb. Para efetivar a possibilidade de participação de artistas da palavra do interior do estado, esta edição vai reservar 12 vagas, buscando atender a duas pessoas de cada um dos seis Macroterritórios da Bahia.

Para os participantes do interior, a Funceb arcará com o transporte e fornecerá hospedagem no Pouso das Artes – residência artística da Funceb localizada no Pelourinho. A oficina acontecerá de 27 a 29 de novembro (quarta a sexta-feira), das 14 às 18 horas, no Teatro Castro Alves, em Salvador.

Reconfiguração de temáticas

Entre os objetivos da oficina estão difundir obras de autoras negras LGBTQIs contemporâneas e discutir a relação entre a teoria queer e o quilombismo, tomando como base as análises de Beatriz Nascimento e Abdias do Nascimento.

Tatiana ainda pretende reapresentar elementos de análise do ‘status’ da produção literária atual em âmbitos específicos (produção, exegese, difusão, teoria/crítica) e reconfigurar as expectativas temáticas que recaem como critério de inteligibilidade da poesia negra e LGBTQI a partir das temáticas da dor, resistência e denúncia.

Ferramentas de compreensão

Na oficina serão trabalhados os textos de escritores e escritoras contemporâneos da literatura negra, principalmente Kika Sena (AL), Kati Souto (DF), Bruno Santana (BA), Nina Ferreira (DF), Vandia Leal (SP), Laila Oliveira (SP) e da própria oficineira, Tatiana Nascimento (DF), com o intuito de construir coletivamente outras ferramentas de compreensão, leitura e interpretação dessas obras.

Tatiana Nascimento revela: “a oficina é voltada para o público em geral que esteja interessado em refletir sobre descolonização, a heterocisnormatividade e branquitude que operam como pedagogia dominante, tentando doutrinar todos os corpos, todos os olhares, todas as formas de ler, conceber, espalhar poesia”.

Biografia – Tatiana Nascimento é Doutora em Estudos da Tradução (UFSC), Licenciada em Letras – Português (UnB). Também cantora, compositora, poeta, tradutora, realizadora experimental em audiovisual, Editora-fundadora da padê editorial. Atua na produção e incentivo de produções artísticas voltadas para a poesia, culturas negras afrodiaspóricas, educação antirracista, feminismo, lesbiandade e autoria artística de lésbicas negras.