Gacc desenvolve em Itabuna campanha “Setembro Dourado” contra o câncer



O Gacc presta toda assistência às crianças com câncer e seus familiares

Nesta sexta-feira (15), o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gacc) reuniu a imprensa para um café da manhã. Na ocasião, a diretora executiva da instituição, Tereza Cristina Fonseca, que também é presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica, chamou a atenção para o “Setembro Dourado”.

A campanha tem como objetivo ressaltar a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil. Segundo a médica Tereza Cristina, se a doença for descoberta no início, as chances de cura aumentam em até 80%. Ela também destacou a necessidade da família identificar os sinais que indiquem o aparecimento da enfermidade.

Entre os sintomas, a diretora do Gacc cita: palidez progressiva, dor óssea e nas articulações, inchaços que provocam dificuldade no andar, manchas roxas ou sangramentos em locais que não são de traumas, principalmente nos membros inferiores e superiores, bem como febre prolongada que deixa a criança em condições apáticas.

Na faixa etária entre um e dezoito anos, o câncer é a segunda maior causa de morte. Em primeiro lugar estão os fatores externos. No Brasil, a taxa de cura ainda é baixa, por conta do diagnóstico tardio. A pouca quantidade de unidades de saúde habilitadas e as dificuldades de acesso a exames que levem à descoberta do problema contribuem para isso.

Estrutura e apoio

Ainda durante o encontro, a diretora do Gacc apresentou a estrutura da Casa de Apoio, que fica no bairro São Judas, em Itabuna. A unidade conta com uma escola, refeitório, brinquedoteca, área recreativa, além de dormitórios que abrigam não apenas as crianças, mas seus familiares.

A presença da família, inclusive, é de total importância. O acompanhamento dos pais proporciona estabilidade emocional aos pacientes, que também têm atendimento psicológico, nutricional, entre outros.

Por ser uma instituição sem fins lucrativos, o Gacc é mantido por meio de parcerias. Um dos colaboradores é o Axé da Sorte. O diretor comercial Bruno Alves afirma que “é muito satisfatório ver os resultados desse apoio. Quem compra o Axé da Sorte está automaticamente contribuindo com o Gacc, já que uma porcentagem do valor do certificado é direcionada à instituição”, lembra.

Em dois anos e meio, a parceria com o Axé da Sorte já possibilitou ampliação e melhorias na infraestrutura da Casa e a compra de boa parte dos equipamentos da UTI Pediátrica do Hospital Manoel Novaes.

Quem quiser colaborar com o Grupo de Apoio à Criança com Câncer pode doar através das seguintes contas: Banco do Brasil – Ag 3445-2 C/C 32000-5, Caixa – Ag 0070 C/C 3873-0 Op 003, Bradesco – Ag 3522 C/C 0014666-8. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 73 3211-9986.