Gapa oferece teste gratuito de HIV na praça em Itabuna



Itabuna é um dos 51 municípios brasileiros a disponibilizar o serviço

O Gapa (Grupo de Apoio à Prevenção da Aids) segue com o projeto “Fluido oral: uma estratégia para testagem do HIV na população jovem de Itabuna- Bahia”. Em parceria com o Ministério da Saúde/ Departamento de IST/Aids e Hepatites Virais, a iniciativa tem o objetivo de realizar a testagem rápida do HIV com amostra de fluido oral, a vinculação ao serviço de saúde e a retenção para tratamento (Educação para o Tratamento).

Além disso, desenvolve ações baseadas na metodologia de educação entre pares, de prevenção às DST, HIV/Aids e hepatites virais e promoção de saúde, em parceria estratégica com ONG, estados e municípios.

Segundo Suse Mayre Moreira, presidente do Gapa, a ideia de participar do projeto surgiu durante um trabalho como Coordenadora Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais nos últimos quatro anos. “Percebi um aumento de casos na população jovem e, preocupada com este fato, pensei em desenvolver uma ação visando à redução de casos de HIV nesta população”, afirmou.

Diagnóstico e tratamento

O trabalho também pretende contribuir para o diagnóstico e tratamento precoces do HIV através das estratégias de vinculação e retenção das pessoas com triagem reagente aos serviços de saúde.

Pretende, ainda, contribuir para a construção de estratégias de comunicação e educação em saúde junto às populações-chave em seus espaços de sociabilidade; enfrentar o cenário atual brasileiro de epidemia concentrada do HIV em segmentos específicos; incentivar a população chave para realização de testagem de HIV e promover ações educativas com jovens por meio de um curso de 40h/a, para que atuem como multiplicadores durante e após o encerramento do projeto, utilizando a metodologia de educação por pares.

Esta ação em Itabuna é integrante do Projeto Viva Melhor Sabendo, do Ministério da Saúde. A cidade é a única do interior da Bahia a sediar tal iniciativa, num total de 51 em todo o país.