Garantia de absorventes para mulheres de baixa renda em apreciação na Câmara


Projeto considera número de mulheres sem condições de adquirir o item básico de higiene


O projeto foi apresentado pela vereadora Wilma de Oliveira (Foto: Pedro Augusto)

 Na cidade de Itabuna, em que 30% das cidadãs enfrentam dificuldades para comprar o próprio absorvente, a Comissão de Direitos das Mulheres da Câmara traz a proposta de o item básico ser garantido. Conforme projeto da vereadora Wilma de Oliveira (PCdoB), a oferta gratuita a adultas e adolescentes será nas unidades de saúde e escolas públicas da rede municipal.

A propositura inclui na Política de Saúde da Mulher um capítulo voltado para combate à pobreza menstrual. Na tarde de segunda-feira (22), foi aprovado o relatório apresentado pelo edil Fabrício Nunes (Pancadinha)/PMN. Como já tinha sido acatado parecer trazido por Dando Leone (PDT), a matéria segue para votação no Plenário Raymundo Lima.

“Desde já, quero agradecer aos colegas. É um projeto que considero de extrema relevância e, com muita alegria, creio que esta Casa irá aprovar de forma unânime. Nós precisamos instituir políticas para o público que não tem acesso ao mínimo. Esse é um debate novo, mas que repercute em toda a sociedade”, ressaltou a vereadora.

Como o Plano Plurianual (PPA) também está sob apreciação no Legislativo, deverá ser incluída previsão para assegurar os recursos, de modo que a lei a ser aprovada não encontre entraves financeiros para ser cumprida.

Apoio recebido

A vereadora levou a proposta à Secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andrea Castro, nesta quarta-feira. Ela manifestou apoio da pasta à causa, cuja relevância social é indiscutível.

“Esse é um tema importante e recente que está mobilizando lideranças femininas no Brasil, que é a falta de acesso a produtos de higiene menstrual. Apoiamos e seremos parceiros na execução dessa importante política pública; não podemos deixar de assistir a essa parcela da comunidade”, declarou a secretária.