GERALDO, A SUCESSÃO E OS “COMPANHEIROS”


Segundo Marco Wense, Geraldo é o nome do PT para as eleições em Itabuna


De início é bom dizer que o PT de Itabuna só tem Geraldo Simões com condições de disputar o cobiçado centro administrativo Firmino Alves. É evidente que falo de viabilidade eleitoral e estofo político.

Teria o PT outro nome? A resposta é não. O próprio vereador Júnior Brandão, que andou ensaiando uma pré-candidatura, tem consciência das suas limitações. Até sua reeleição para a Casa Legislativa é incerta. Aliás, a de quase todos os edis.

Portanto, ou Geraldo Simões ou Geraldo Simões. Só tem essas “duas” opções. O geraldismo, preocupado em não criar nenhuma espécie de sombra, abortou o surgimento de novas lideranças.

Geraldo Simões, que passou um bom tempo politicamente sem respirar, sendo o “patinho feio” da cúpula estadual do PT, com o aval do governador Rui Costa, vive outro momento com a vitória de Jackson Moreira nas eleições internas, assumindo o comando da legenda em Itabuna.

Outro ponto favorável ao ex-alcaide, que governou Itabuna por duas vezes, é a decisão do ex-presidente Lula de não abrir mão de candidatura própria na sucessão municipal, independente de qualquer situação em relação aos partidos aliados. Ou seja, o PT terá candidato e ponto final, que se dane os incomodados.

O processo de eleição interna, o chamado PED do PT, terminou contribuindo para uma reaproximação de Simões com Everaldo Anunciação e o deputado federal licenciado Josias Gomes, respectivamente presidente estadual da sigla e secretário de Desenvolvimento Rural do governo Rui Costa. Os três se uniram e derrotaram o deputado estadual Rosemberg Pinto.

Quais são os setores do petismo que não querem a candidatura de Geraldo Simões na sucessão do prefeito Fernando Gomes? A pergunta é pertinente, cheia de mistérios e desconfianças.

No programa de Silmara Souza, na Rádio Interativa FM, ao ser questionado sobre Geraldo Simões, mais especificamente no tocante a sua candidatura, Josias disse que “se depender de mim, sim”. O que significa, de maneira bem clara e explícita, que a legítima pretensão de Geraldo pode ser sabotada.

A conclusão é que o ex-prefeito Geraldo Simões ainda tem muitos adversários nas hostes do petismo, muitos “companheiros” querendo que volte a respirar por aparelhos.

Geraldo Simões. Foto: Diário Bahia