GlaucomaDay é neste sábado com ampliação de serviços e estrutura em Itabuna



médio rogério vidal
Dr. Rogério Vidal

O DayHORC – Hospital de Olhos Ruy Cunha já está com tudo pronto para a 5ª edição do GlaucomaDay. Com o slogan “Juntos no combate à cegueira”, o evento ocorrerá neste sábado (20), das 8 às 14 horas, na Rua Ruffo Galvão, 274, Centro (próximo à Catedral São José).

A campanha este ano ganhou força nas redes sociais, com o apoio de artistas regionais e nacionais. Na ação, os pacientes poderão contar com orientação médica, além de passar por uma triagem, na qual realizarão exames de tonometria, exame que mede a pressão intraocular e o exame de fundo do olho, procedimento no qual o médico pode visualizar detalhadamente a situação das artérias, veias e nervos ópticos, ajudando a identificar se o paciente tem predisposição ao Glaucoma.

Para serem atendidos, os pacientes deverão apresentar documentos pessoais e o Cartão do Sistema Único de Saúde – SUS. Ainda serão oferecidos serviços de avaliação nutricional realizada por profissionais e estudantes do Curso de Nutrição da Faculdade de Ciência e Tecnologia – FTC, aferição de pressão arterial e glicemia, realizada pela equipe de farmacêuticos do Grupo Velanes.

Durante o GlaucomaDay , a população ainda  irá conhecer o trabalho  interdisciplinar de reabilitação e integração  para  deficientes visuais desenvolvido pela Fundação Regina Cunha de Prevenção a Cegueira – FURC.  Na oportunidade, será realizado um festival de tortas para captação de recursos em prol da reforma da sede da unidade, que foi doada pelo DayHORC.

Considerada a principal causa de cegueira irreversível no mundo, conforme o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), o glaucoma atualmente atinge cerca de um milhão de brasileiros. A maior parte dos casos é provocada por falta de conhecimento dos riscos e tratamentos.

 

Mudança no Trânsito

Este ano, os serviços extras e os toldos serão montados em frente à entrada principal do DayHORC (Rua Ruffo Galvão), o que ocasionará uma mudança no fluxo de carros no local. No sábado (20), agentes da Secretaria de Transporte e Trânsito – Settran estarão a alguns quarteirões do evento direcionando o trânsito para o trecho da Rua Duque de Caxias.

 

 Saiba mais o sobre Glaucoma

Estrogen affects cells in the eye's retina, which may help explain a possible link between glaucoma and estrogen levels.
O glaucoma é “silencioso” e, na maior parte dos casos, pode ser percebido apenas quando o quadro já está mais grave

Conheça as principais perguntas e respostas relacionadas ao glaucoma. Para respondê-las, consultamos o Oftalmologista do DayHORC- Hospital de Olhos Ruy Cunha, Rogério Vidal, um dos principais especialistas em glaucoma na região. Ele é glaucomatólogo, graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais

 

O que é o glaucoma?

É uma doença ocular capaz de causar cegueira se não for tratada a tempo, pois 80% dos glaucomas não apresentam sintomas no início. É uma doença crônica que não tem cura, mas, na maioria dos casos, pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores serão as chances de se evitar a perda da visão.

Como faço para saber se tenho a doença?

Para isto você deve consultar seu oftalmologista regularmente. Durante a consulta, ele fará ou solicitará diversos exames que poderão diagnosticar o glaucoma, tais como: exame do fundo do olho, medida da pressão intraocular e exame de campo visual.

Todas as pessoas podem ter?

Sim, qualquer um pode ter glaucoma, mas é mais comum em negros, em parentes de portadores de glaucoma, em idosos, portadores de alta miopia, usuários crônicos de colírios com corticóides, diabéticos de forma avançada da doença.

Glaucoma tem cura?

O glaucoma não tem cura, mas tem controle. Por isso a importância do rígido cumprimento do tratamento.

Qual é o tratamento ideal?

É aquele que melhor proporciona controle da doença, ou seja, ausência de progressão. Pode ser feito através de colírios, laser ou cirurgias.

Qual a idade ideal para começar a fazer os exames preventivos?

O glaucoma deve ser prevenido desde o nascimento, especialmente em famílias de portadores de glaucoma.

Qual o intervalo ideal entre consultas para o controle da doença?

O acompanhamento deve ser o mais individualizado possível e depende do paciente, da agressividade da doença e da fidelidade do paciente ao tratamento, entre diversos outros fatores.

Como funcionam os medicamentos usados no glaucoma?

Os colírios usados no tratamento têm dois principais mecanismos de ação: ou diminuem a produção ou aumentam a drenagem do líquido que circula dentro do olho, chamado humor aquoso, com a finalidade de baixar a pressão intraocular.