Governador lança “Escolas Culturais” em Itabuna e promete suporte a Fernando Gomes



Rui Costa deu “carta branca” para o programa ser expandido às escolas municipais (Fotos: Celina Santos)
O secretário Walter Pinheiro, ao lado dos educadores itabunenses Nai Aboboreira, Benedita Queiroz da Silva, Rose Guerra e Denelísio Nobre

Por Celina Santos

Recepcionado pela percussão pra lá de grapiúna do Grupo Encantarte, o governador Rui Costa lançou nesta quinta-feira (27), em Itabuna, o programa Escolas Culturais. A partir de agora, o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães é o primeiro palco da iniciativa no Território Litoral Sul. Como sugere o slogan, “educação e cultura transformando vidas”, a proposta é fomentar entre os estudantes todo o potencial artístico que eles tenham.

Emocionado em muitos momentos, o governador destacou que aquele projeto está na essência do que ele acredita – a capacidade de vidas serem transformadas através da educação. Ele disse que o prefeito de Itabuna,Fernando Gomes, presente à solenidade, terá todo suporte para replicar a iniciativa nas escolas municipais, bem como para utilizar a estrutura do Colégio Modelo para aquele fim.

O grupo Encantarte deu boas-vindas ao governador e comitiva

O programa em Itabuna, que já abrange 85 escolas em toda a Bahia, tem como padrinho o ator Jackson Costa, filho da terra. Ele já toma como missão o acompanhamento das atividades e aposta veementemente nos resultados. “Só a educação, junto com a arte e a cultura, pode nos tirar da situação em que estamos. Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”, afirmou, após recitar o poema “Navio Negreiro”, de Castro Alves, e ser aplaudido de pé.

Durante a visita, acompanhado do secretário de Educação, Walter Pinheiro, e de Cultura, Jorge Portugal, além dos titulares de outras pastas, prefeitos, deputados e a senadora Lídice da Mata (PSB), Rui apreciou manifestações já em desenvolvimento na escola, como grafite, grupos de dança, capoeira e assistiu à apresentação da quadrilha Luar do Sertão, vinda de Juazeiro especialmente para a ocasião. Ao final, houve um show do cantor Luiz Caldas. Matéria completa a seguir, no Diário Bahia.