Governador vem selar transferência da Emasa para Embasa em Itabuna



rui-costa-dos-santos1
Rui Costa visitará Itabuna e Ilhéus (Foto: Vaner Casaes)

O governador Rui Costa estará no sul da Bahia nesta quarta-feira (21). Para começar, às 11 horas, assinará na sede da Embasa, em Itabuna, o protocolo de intenções que prevê a transferência dos serviços de água e esgoto para a Embasa. Hoje, como se sabe, a gestão de tais serviços fica a cargo da Emasa.

O ato será referendado pelo prefeito Claudevane Leite, com a presença do presidente da Embasa, Rogério Cedraz, representantes da Câmara de Vereadores, além dos Ministérios Públicos Estadual e Federal.

Em seguida, Costa seguirá para Ilhéus, às 13h10, quando visitará as obras da Ponte Ilhéus-Pontal, no canteiro de obras, na Praia do Cristo, sob a Rodovia BA-001.

 

CESSÃO DA EMASA

Após meses de estudos e negociações, o município de Itabuna fechou acordo e vai repassar à Empresa Baiana de Águas e Saneamento S/A (Embasa) a operação do serviço de abastecimento de água e de coleta, transporte e tratamento de esgotos sanitários. A transferência da operação ficará a depender de homologação da Câmara Municipal de Vereadores.

O prefeito de Itabuna lembra que, ao assumir o mandato, encontrou a Emasa sucateada, com o quadro funcional desmotivado e amargando atraso de salários e uma dívida acumulada de R$ 86 milhões, com cerca de 70% referentes às questões previdenciárias; zero por cento de esgoto tratado e nenhum planejamento.

Do total da dívida, pelo menos R$ 15 milhões foram pagos pela atual administração, que inclusive assumiu a responsabilidade de aquisição de produtos químicos destinados ao tratamento de água na ETA, já que a empresa também não tinha crédito junto aos fornecedores.

Pelo compromisso, a Embasa manterá 150 funcionários da Emasa, contratados mediante concurso público, o que representa 50% do seu efetivo; vai, também, repassar à Prefeitura de Itabuna 3% da arrecadação tarifária para que sejam pagas dívidas previdenciárias.