Governo estadual deve intervir para trazer água doce até Itabuna



site agua ITABUNA 1
A água que chega a Itabuna é 10 vezes mais salgada que o aceitável

Em meio à crise hídrica enfrentada em Itabuna, que envolve a salinidade elevada da água distribuída, o Governo do Estrado, através da Secretaria de Infraestrutura Hídrica (Sihs), sensível ao problema que atinge milhares de famílias, contrata empresa para  a locação, instalação e operação de dessalinizadores com vazão de 200 mil litros  l/h para a melhoria da qualidade da água.

De acordo com o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, “esta ação trata-se de mais uma que envolve a força-tarefa estabelecida para ajudar aos itabunenses, que além da falta d’água se queixam da chamada água salgada vinda de suas torneiras nos poucos momentos que as possuem”.

Conforme o secretário explica, a elevação dos teores de cloretos da água (salinização) é proveniente da captação de Castelo Novo, no rio Almada, que em função da estiagem e o exaurimento das águas do rio e a proximidade da captação com o mar, resultou no avanço dessas águas na calha do rio vindo a salinizar toda a água captada. “E a alternativa para a redução dos teores de cloretos da água é a utilização de membranas filtrantes pelo processo de osmose reversa, que são os dessalinizadores e nós não poderíamos fechar os olhos para mais esse problema”.

Por fim, Peixoto destaca que essa medida aumentará ainda a oferta de água através dos carros-pipas, considerando que hoje o abastecimento realizado através do convênio firmado pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (SUDEC) só fornece 9,66 litros/pessoa/dia.

 

Outras medidas

Aliado a isso, iniciadas em fevereiro deste ano, as obras da Barragem do Rio Colônia, situada no município de Itapé, no litoral sul do estado, estão 25% concluídas e devem ser finalizadas no segundo semestre de 2017. “O equipamento, que conta com investimentos de R$ 120 milhões, recursos dos governos estadual e federal, garantirá o abastecimento regular de água tratada para mais de 350 mil moradores da região por muitas décadas”, comemorou.

Ainda, por determinação do governador Rui Costa, a Sihs alocou recursos no valor de R$ 3,8 milhões para desenvolver ações que minimizassem os impactos da crise hídrica. Entre elas, a Criação de um convênio entre a Prefeitura Municipal de Itabuna e a Superintendência de Proteção e Defesa Civil – SUDEC, órgão em regime especial da administração direta, integrante da estrutura da Casa Civil para locação de 35 caminhões pipa, sendo abastecidos nas localidades de Ubaitaba e Travessão distante 60 e 80 km, de Itabuna.

Outra medida importante foi o Convênio entre a Prefeitura de Itabuna e a SUDEC, em caráter emergencial, com o objetivo de fornecer produtos químicos para o tratamento da água fornecida pela EMASA.

A Embasa também participou das atividades com o fornecimento de carros pipa e o abastecimento nas localidades próximas a Itabuna e, mais recentemente, o fornecimento de produtos químicos para o tratamento da água. A Sihs autorizou ainda a Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia – CERB, a perfurar 18 poços artesianos. A Companhia adquiriu e instalou conjuntos de motor-bomba submersível, grupos geradores de energia, 145 tanques de água para serem colocados na periferia e em áreas rurais da cidade, além de outros três conjuntos de motor-bomba de 300cv com quadros de comando para captação de água em Itabuna.

E, por meio de Convênio entre a Sihs e a Secretaria de Educação (SEC), a Cerb entregou 19 reservatórios de 10 mil litros para abastecimento de água em escolas estaduais da região.

“As previsões de chuva não são muito otimistas, mas a Sihs vai continuar ajudando na manutenção do abastecimento até o final dessa que é a maior estiagem da história da região”, assinalou Cássio Peixoto, reforçando que a solução definitiva para o abastecimento será a Barragem no Rio Colônia, cujas obras encontram-se adiantadas.