Greve: população de Itabuna amanhece sem ônibus



Assim como previsto durante a semana, a população de Itabuna amanheceu sem transporte coletivo. Os rodoviários iniciaram, na manhã desta quinta-feira (8), uma greve por tempo indeterminado. Na terça-feira (7), o Sindicato dos Rodoviários tornou público um indicativo de greve previsto para hoje.

Logo no início da manhã, a população, sem ter a certeza de que a greve realmente ocorreria, chegou a ir aos pontos de ônibus.

O presidente do sindicato, Arlensen Sousa, houve cinco rodadas de negociação, “mas não avançou ao ponto de o trabalhador entender que chegou próximo das reivindicações”.

Em um encontro no dia 31 de maio, mediado pelo Ministério Público do Trabalho, ficaram estabelecidos os seguintes pleitos: reajuste linear de 5%, o que envolve salário e ticket-alimentação; desconto de 10% no referido ticket (hoje, são 13,5%). Tal proposta foi aceita pelas empresas intermunicipais (Rota, Águia Branca, Itapetinga, Camacan, Transnacional, Sulba e Vix), mas refutada pelas viações urbanas (São Miguel e Sorriso).