Guerra de forças entre patrões e empregados no comércio de Itabuna



 

Articulações indicam que, novamente, haverá um embate entre comerciários e patrões em Itabuna, no próximo dia 30, quando está programada uma greve geral capitaneada pelos sindicatos e demais movimentados sociais. Ao menos no campo das ideias, está claro que as duas classes estão em linhas opostas.

De um lado, nesta segunda-feira (26), às 19 horas, a reunião ordinária da Associação Comercial de Itabuna tratará das “atitudes a serem tomadas diante de uma possível greve”. O convite, assinado pelo presidente da ACI, Ronaldo Abude, é endereçado também à imprensa.

A julgar pelos desentendimentos ocorridos na paralisação anterior, com registro até de agressões, espera-se que os comerciantes não aceitarão baixar as portas.

Em contrapartida, o sindicato dos Comerciários deverá estimular a adesão à greve geral e o consequente fechamento do comércio. Fica, então, a expectativa para ver qual categoria conseguirá falar mais alto e fazer valer sua decisão.

A tal greve, vale lembrar, é contra as reformas propostas pelo governo Temer. Entre elas, a Trabalhista (recentemente rejeitada no Senado) e a Previdenciária.

O comércio é um dos setores que podem ser afetados durante a greve geral