Hospital de Base é pioneiro em tratamento de varizes a laser pelo SUS



???????????????????????????????
Serão atendidos 60 pacientes por mês no Hospital de Base

O Hospital de Base de Itabuna será o primeiro hospital público da Bahia a atender à população assistida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com o tratamento de varizes com escleroterapia tipo embolização com espuma de policodonal ecoguiada. O serviço estará disponível a partir deste mês, sob a coordenação de um médico especialista da área de Angiologia.

site Paulo Bicalho - Foto Pedro Augusto
Paulo Bicalho, secretário de Saúde (Foto: Lucas França)

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Dr. Paulo Bicalho, mensalmente serão atendidas cerca de 60 pessoas. A novidade é que o paciente não precisará mais de internação. O procedimento será realizado no ambulatório do próprio Hospital de Base e logo o paciente após poderá ir para casa.

Para ser atendido, o paciente com varizes passará por uma consulta com o especialista, fará exames de ultrassonografia com Doppler Colorido de vasos e membros e terá ainda assistência com o retorno de três consultas subseqüentes ao procedimento. Paulo Bicalho informa que tudo é muito mais rápido; o tempo de recuperação é mais curto e é muito menos dolorido para o paciente.

“O tratamento é indicado em casos de veias doentes e não há necessidade da remoção. A veia permanece, mas sem ocasionar transtornos circulatórios”, explicou o secretário, destacando ainda que o próprio organismo se encarregará de desviar o sangue que antes passava por ali para outras veias saudáveis.

 

Repouso mínimo

Outro dado importante, segundo o secretário, é que a escleroterapia das varizes exige o mínimo de repouso, em média dois dias, quando o paciente poderá retomar as atividades normais depois de ter passado pela avaliação do médico. “Numa cirurgia convencional o tempo de repouso pode chegar a 15 dias e o procedimento só poderá ser feito num hospital, diferente desta modalidade que é feita num ambulatório,” explica.

Para o diretor-presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), Silvane Chaves, esta é mais uma importante ação da Secretaria Municipal de Saúde, que tem buscado não apenas a melhoria do atendimento na rede pública, como também oferecer mais serviços especializados aos pacientes do SUS. “A população é a única beneficiada com os projetos que vem sendo implantados em Itabuna, desde quando o secretário Paulo Bicalho assumiu o comando da Saúde no município”, reforçou.