Hospital de Base inaugura novo serviço de nutrição



O Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães vai inaugurar na quarta-feira, 31, uma unidade para melhoria da qualidade do atendimento dos pacientes. Trata-se do Serviço de Terapia Nutricional Enteral e Parenteral (STNEP).

Ele é destinado a pessoas que, além das doenças que os levaram ao internamento, precisam de suporte nutricional, a exemplo dos que passam por complexas cirurgias e aqueles que têm problemas de disfunção orgânica, entre outros.

A coordenadora Edna Oliveira Silva explicou que antes a unidade funcionava na cozinha do próprio hospital. Agora, com instalações e equipamentos, o serviço passa a funcionar de acordo com as normas técnicas do Ministério da Saúde.

Edna disse ainda que, para cada R$1,00 investido na Terapia Nutricional haverá uma econômica total de R$4,13. “Ou seja, se um paciente não estiver bem alimentado adequadamente, vai precisar de mais medicamentos, de plantão médico e de toda uma equipe que faz um hospital funcionar, além da ocupação de leito. Portanto, o serviço que está sendo ampliado no Hospital de Base de Itabuna é fundamental”, sublinhou.

A nutricionista disse também que a implantação do Serviço de Terapia Nutricional foi planejada pelo atual secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho, desde quando assumiu a presidência da Fundação de Assistência à Saúde de Itabuna (FASI), mantenedora do hospital, em 2013. “Agora o planejamento saiu do papel e atualmente se concretiza graças à determinação, a competência e o querer que aconteça a partir da organização em que se encontra a saúde pública do município”, destacou Edna Oliveira Silva.