Hospital de Base vai ganhar mais 15 respiradores


Itabuna é o município do Sul da Bahia com o maior índice de testagem,


O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, vai ganhar o reforço de mais 15 respiradores. Atendendo a um pedido do município, o deputado federal João Carlos Bacelar (PL) solicitou ao Ministério da Saúde a destinação de respiradores para o município de Itabuna.
O equipamento é indicado como suporte ventilatório em pacientes graves, infectados por COVID-19, que apresentem dificuldades respiratórias.

Atualmente, o município conta com 22 unidades de UTI exclusivas para tratamento dessa doença, sendo 9 no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, 10 no Calixto Midlej Filho, e 3 unidades pediátricas, no Hospital Manoel Novaes. No “Base” existem ainda 38 leitos clínicos destinados aos pacientes da Covid-19, e com o reforço dos novos respiradores, aquela unidade hospitalar, que atende a mais de 100 municípios, estará com atendimento ampliado.

Desde o início da pandemia do novo Coronavírus, a Prefeitura de Itabuna tem realizado investimentos na saúde do município. O Hospital de Base passou por uma ampla reestruturação e hoje consegue atender tanto a pacientes da Covid-19 como manter seu atendimento normal, com segurança aos pacientes e profissionais de saúde. O município investiu ainda na UPA 24 horas do bairro Monte Cristo, que atualmente é o centro de triagem da Covid-19 com oito leitos de estabilização. Além disso, Itabuna é o município do interior da Bahia com o maior índice de testagem.