Idosa e adolescente estão entre as vítimas mortas no final de semana em Itabuna



 

Adriano tinha 17 anos e foi uma das vítimas da violência
Adriano tinha 17 anos e foi uma das vítimas da violência

 

Rosenilda Pereira, de 62 anos; Rosivaldo Santos Oliveira, de 33; e Adriano Cardoso dos Santos, de 17. Gerações diferentes que tiveram seus caminhos cruzados com o da violência. Os três foram executados, sumariamente, no último final de semana, em bairros distintos de Itabuna.

Na noite de domingo (6), a feira livre do bairro Conceição se tornava palco do assassinato de mais um menor. Adriano entrou para a lista de homicídios, atualizada para 108 mortes, após ser alvejado com vários tiros.

Madrugada chuvosa de sábado (05). A idosa Rosenilda Pereira, carinhosamente chamada de “Dona Nenem”, estava em casa, quando um grupo de, aproximadamente, oito homens armados invadiu o imóvel.

Ela ainda tentou segurar a porta, mas os assassinos abriram o local a tiros e ela foi friamente assassinada, ao tentar proteger sua família do ataque. Testemunhas relataram que os criminosos já tinham passado por outras ruas, empurrando portas de casas e atirando aleatoriamente.

Antes de morrer, a vítima ainda fez um último apelo: que o filho corresse para não ser baleado. Vizinhos afirmaram que ninguém na casa de “Dona Neném” é envolvido com o mundo do crime. Quase 10 tiros – a maioria de armas de calibre 12 – foram disparados dentro da residência, três deles atingiram a mulher, que ainda foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos, morrendo cerca de três horas depois.

Muito querida, Dona Neném era parente de “Janjão do Acarajé”. Revoltados, moradores protagonizaram um protesto na manhã de ontem (07), pedindo Justiça e o fim da violência, que tem assolado o bairro nos últimos meses.

Uma das hipóteses é de que o ataque ao local tenha sido motivado por uma briga entre facções criminosas dos bairros Lomanto e Mangabinha.

 

Suspeitos presos

Três pessoas foram presas em flagrante pela Polícia Militar. A prisão ocorreu no bairro Lomanto. Wanderson Borges Ferreira, morador da cidade de Ubatã; Lucas Costa Dantas e Igor Santos Lima, residentes no Lomanto, estavam em um veículo Classic, preto, de placa NYK-6984 (Ubatã).

Com o bando, os policiais apreenderam dois revólveres calibre 38, com várias munições deflagradas e dinheiro em dólar.

Ainda no sábado (05), só que à noite, um homem de 33 anos foi assassinado no bairro Fernando Gomes. Rosivaldo morava no bairro Nova Ferradas. A motivação ainda é desconhecida.