Idosos usados em fraude de meio milhão de reais no INSS



????????????????????????????????????
O esquema garantia até três aposentadorias irregulares para uma mesma pessoa

A polícia prendeu na última terça-feira (12), em Canavieiras, oito pessoas acusadas de envolvimento numa fraude contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Com idades entre 55 e 64 anos, os suspeitos são analfabetos e eram usados como “laranjas” num esquema que já provocou um prejuízo estimado em R$ 500 mil aos cofres do órgão.

As investigações foram iniciadas há cerca de seis meses, logo após uma denúncia anônima. A quadrilha vinha cometendo o crime há três anos. Ao G1, a delegada Norma de Freitas, responsável pelo caso, informou que todos os envolvidos são de Canavieiras.

Outros três integrantes do bando estão foragidos, entre os quais o suposto chefe. Seria ele o responsável por tirar as certidões de nascimento falsas para os “laranjas”, que são da zona rural da cidade. Depois, os levava para fazer novas carteiras de identidade.

“A fraude funcionava com a emissão de três cartões do INSS, por pessoa, para receber três aposentadorias diferentes. O chefe da fraude ficava com a maior parte do dinheiro e dava uma pequena quantia aos “laranjas”. A materialidade do crime consiste em que todas as pessoas estavam se beneficiando. Eles foram flagranteados pela Polícia Civil, porque a cidade não tem Polícia Federal, e o caso será comunicado ao juiz federal”, explicou a delegada.

Os detidos serão encaminhados ao Presídio Ariston Cardoso, em Ilhéus, onde ficarão à disposição da Justiça.