Ilheense foi oficial técnico em prova intercontinental de Triathlon em Brasília


Ele foi árbitro geral do evento, que teve pontuação válida para a Olimpíada de Tóquio.


O ilheense Alberto Kruschewsky integrou a equipe de oficiais técnicos da União Internacional de Triathlon (ITU) que atuou na organização e arbitragem da Etapa Brasília Triathlon America’s Cup, realizada neste domingo, no Distrito Federal. Alberto foi árbitro geral do evento, que teve pontuação válida para a Olimpíada de Tóquio.

A competição teve como delegada técnica, Leslie Poujol Brown, hondurenha já escalada para exercer a função nos Jogos Panamericanos de Lima, no Peru, entre julho e agosto deste ano. No masculino, o primeiro colocado foi Manoel Messias, seguido de Miguel Hidalgo e Kauê Willy, todos representantes do Brasil. No feminino, venceram as brasileiras Luisa Baptista em primeiro lugar e Djenifer em segundo; a Filipina Marion Kim classificou em terceiro.

Ilhéus tem hoje uma Associação fundada por triatletas, a Astrisul, que se propõe a estimular o treinamento em diferentes esportes. A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) realiza cursos desde 2012 e fornece transporte aos alunos para eventos esportivos, o que culminou com a presença de Alberto Kruschewsky, que é professor da instituição e já foi campeão brasileiro amador em 1997 como atleta, e de outros alunos, nas Olimpíadas e Paraolimpíadas do Rio de janeiro de 2016. Existe um projeto no curso de Educação Física que estimula a participação dos alunos nesses eventos.