Ilheense toma posse em Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra


Posse ocorreu em Salvador, durante Semana da Igualdade Racial Mestre Moa do Katendê


Marcolino responderá pela juventude negra nos 27 territórios de identidade da Bahia

 O jovem Marcolino Vinícius Vieira, de 27 anos, representa Ilhéus no Conselho Estadual de Desenvolvimento da Comunidade Negra da Bahia. A posse aconteceu dia 24 de novembro, em Salvador, como parte da programação da Semana da Igualdade Racial Mestre Moa do Katendê.

O mandato é de 2021 a 2024 e ele exulta a representatividade sul-baiana nesse órgão de controle social. “Sou o primeiro jovem negro de periferia da história de ilhéus [nesse posto], um indicativo da credibilidade que a organização jovem da cidade tem alcançado a nível estadual”, diz ele, que recebeu 50% dos votos válidos e tomou posse na semana anterior.

Mas disse ter consciência de que o trabalho a fazer envolve demandas de todo o estado. “Quando tiver alguma necessidade de jovens negros em qualquer dos 27 territórios de identidade da Bahia e dos 417 municípios, [também] cabe a mim fazer o processo de escuta e encaminhamento da política pública quando necessário for. Vamos criar um grupo de trabalho demarço em diante visando essa melhoria”, adiantou.

A chegada dele ao cargo é legitimada pelo Decreto nº 20.299/2021 da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia. Anterior à posse, a nomeação foi assinada pelo governador Rui Costa no dia 06 de outubro, com a devida publicação no Diário Oficial no dia seguinte.Marcolino Vinicius Vieira é “poeta de busu” e vagão de metrô em Salvador, bacharelando em Produção Cultural, Graduando em Gestão Pública e Social, líder do movimento jovem reúne Ilhéus, fundado em 2013. Além disso, é porta voz junto a outros jovens do Coletivo de Juventude Negra de Ilhéus. Sempre promovendo atividades, o grupo fortalece o ideal antirracista -necessário para pessoas de todas raças, cores e aparências Brasil e mundo afora.

Conselho tem a luta antirracista entre as pautas a defender

Aos empossados

Durante o evento, a secretária Fábya Reis representou o governador Rui Costa, dando posse ao Conselho Estadual de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN) e Conselho para a Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais (CESPCT). Tais entidades passam a contar com novos integrantes a partir de processo eleitoral e indicação de representantes governamentais.

Ao todo, são quase 100 integrantes de segmentos como quilombolas, indígenas, fundos e fechos de pasto (grupos tradicionais do sertão), marisqueiras, terreiros, afoxés, irmandades negras, população em situação de rua, mulheres negras, LGBTQIA+, Juventude Negra, dentre outros.