Ilhéus: Balneário Tororomba foi reaberto depois de reforma



Foto: Rodrigo Macedo

O complexo de lazer Balneário Tororomba, localizado no distrito de Olivença, zona sul de Ilhéus, foi reaberto ao público após a primeira etapa de reforma do equipamento, que é um dos principais atrativos turísticos do município. A requalificação do espaço é executada pela secretaria de Turismo e Esporte (Setur), em parceria com o concessionário do Bar e Restaurante Tororomba, instalado no local.

O balneário de Olivença está localizado na zona sul de Ilhéus, a 18 quilômetros do centro da cidade, e se constituiu em um equipamento perfeito para o passeio em família. Os usuários podem dispor de três piscinas abastecidas com água corrente do Rio Tororomba, famosa por possuir concentração de ferro, magnésio e iodo, que fazem bem à saúde. A estrutura tem ainda à disposição dos banhistas o “Véu da Noiva”, uma cortina d’água refrescante, além de restaurante, box de artesanatos, baianas de acarajé e outras barracas de alimentos.

Segundo o secretário de Turismo, Alcides Kruschewsky, as obras de reformas no Balneário seguem em ritmo acelerado, tendo sido  concluídos os serviços das piscinas, que  estão sendo utilizadas pelos banhistas. Ele explica que as piscinas, de água corrente, foram retocadas, os azulejos quebrados foram substituídos, além de pintura.

O secretário informa que o balneário está funcionando normalmente, desde o Natal, porém com restrição a algumas áreas. Os serviços consistem na pintura geral, manutenção e pintura das piscinas e sanitários, instalação de lixeiras, troca de piso da portaria e nova comunicação visual. O piso da recepção, portaria e dos acessos para os sanitários será trocado. Para um melhor aspecto visual, os canteiros e jardins também serão renovados. O reservatório de água que abastece as piscinas será limpo e desinfetado, com retirada de sedimentos.

A reforma atinge também a portaria e os sanitários, especialmente os infantis, que se estavam em condições precárias. Para atender a este público, foi implantado um fraldário com biombo que permite privacidade às mães e seus recém-nascidos. O secretário salienta que o revestimento e os pisos dos sanitários infantis não apresentavam mais condições de uso.

A pintura atingirá toda a parte externa e interna do balneário, inclusive o piso interno e o local onde as baianas comercializam seus quitutes. “Substituímos um telhado que estava muito comprometido, trocamos por toldos e agora estamos melhorando a plataforma onde elas ficam, com ampliação do local e recuperação do revestimento dentro do padrão da obra”, disse o secretario.

A segunda etapa vai envolver o restaurante, que é explorado pela iniciativa privada, com uma reforma geral envolvendo, inclusive, o local onde os alimentos são preparados e onde as bebidas são armazenadas. Também os corrimões da rampa de acesso às piscinas estão sendo reformados e pintados, garantindo mais segurança e contribuindo para a melhoria do aspecto estético do equipamento turístico. De acordo com o secretário Alcides Kruschewsky, será instalado o futebol de sabão, um brinquedo que agregará valor ao entretenimento oferecido dentro do balneário em Olivença.