Ilhéus: Colégio Vitória intensifica ações de inserção da escola na comunidade


Colégio beira 40 anos de tradição e resultados consolidados na região


Interação com comunidade reforça missão da escola (Fotos: Ascom/Vitória)

 

Por Renata Smith/Elisa Oliveira

 

O Colégio Vitória, em Ilhéus, comemora mais um ano de fundação, intensificando ações de inserção da instituição na comunidade, através do projeto Estudo do Meio. Ao completar 39 anos, procura reforçar a prática de reverter trabalhos pedagógicos em ações de intervenção na cidade, como a limpeza de praias, para ampliar a consciência socioambiental. “Acredito que todas as ações da escola devem reverberar, de alguma forma, na comunidade em que está inserida, ultrapassando a dimensão de seus muros. Os alunos devem se enxergar como um grupo social que pode propor soluções à sua cidade e se comprometer com seu crescimento, hoje e no futuro”, esclarece a diretora Aninha Melo.

Com base nesta filosofia, o Estudo do Meio é um importante projeto pedagógico que tem merecido destaque por gerar uma percepção crítico-reflexiva, a partir da leitura de diferentes espaços e contextos sociais, históricos e culturais. Interdisciplinar, tem em sua metodologia a observação direta, com coleta de dados em campo e fontes documentais, e a interação, para construir saberes com a experiência, ampliando as noções de comunidade e cidadania, direitos e deveres.  Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), são competências e habilidades da História e Geografia, nas Ciências Humanas, em linhas gerais: explicar a intervenção humana na natureza e sociedade, com ideias e ações de transformação social e cultural, e criar argumentos para defender o respeito e a promoção dos direitos humanos e a consciência socioambiental, com vistas a alcançar uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Nas séries do Fundamental I, do 1º ao 5º ano, o tema foi ‘Amar sua cidade é respeitar sua história e cuidar dos seus espaços’. As turmas do 1º ano visitaram as praias da Avenida Soares Lopes e zona sul, para observar mudanças na paisagem e possíveis soluções para os problemas reconhecidos. Trabalharam habilidades como a discussão e elaboração coletivas das regras de convívio e hábitos em diferentes espaços. O 2º ano abordou conteúdos como a Ilhéus antiga e a atual, a consciência ambiental, os 3R’s da sustentabilidade (reduzir, reciclar, reutilizar), a poluição dos mares e consequências para os animais. Reconheceram hábitos e relações e impactos no ambiente causados pelas formas de trabalho na comunidade.

O 3º ano do Fundamental I estudou coleta seletiva, 5R’s (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar), produção de lixo doméstico e consumo excessivo, ampliando hábitos de redução, reúso e reciclagem, e comparando relações de trabalho e lazer de hoje e ontem. O 4º ano discutiu a produção, circulação e consumo de produtos, identificou transformações na cidade e as relações entre os indivíduos e natureza, além de estudar, em sala, a decomposição de resíduos sólidos, os 3R’s e a proteção das praias. As turmas do 5º ano analisaram territórios, redes e urbanização, mapas e imagens de satélites, resíduos sólidos nas praias, soluções de sustentabilidade e os 5R’s. Identificaram mudanças provocadas na cidade pelo crescimento. Compararam sequências de fotografias, incluindo imagens aéreas e de satélite de diferentes épocas. No Ateliê literário, as turmas refletiram sobre lixo e políticas públicas e, na aula de Filosofia, refletiram sobre ética e responsabilidade ambiental.

Limpeza de praias

Semente da consciência ambiental plantada desde cedo

No sábado, 16 de março, a comunidade escolar, unida ao Grupo de Amigos da Praia (GAP), realizou uma ação de limpeza das praias da Avenida Soares Lopes e um trecho da praia dos Milionários. Um momento de fortalecer os conceitos estudados, entendendo que a melhor maneira de limpar nossas praias é, na verdade, a prevenção, evitando que sejam poluídas. “A expectativa é que o envolvimento das crianças e suas famílias motive outras práticas de sustentabilidade, promovendo a esperada mudança de hábitos. Outras ações estão planejadas para a continuidade do projeto ao longo do ano”, explica a coordenadora de projetos e do Terceirão, Elisa Oliveira.

O tema geral do Fundamental II foi ‘Sociedade e meio ambiente, manejo e conservação”. Turmas do 6º ao 9º anos tiveram de aulas de campo no centro, nas avenidas 2 de Julho, Soares Lopes, Alto São Sebastião, Praia do Cristo e Centro Histórico. Depois, apresentaram relatórios, fotografias e banners. O tema do 6º ano foi ‘Tempo e espaço: Registros do tempo na memória coletiva’, com pesquisa de imagem, produção e exposição fotográficas. O 7º ano pesquisou o ‘Tempo e espaço: a influência socioeconômica na transformação da paisagem’. O 8º ano abordou o ‘Tempo e espaço: vias públicas e mobilidade urbana (na lógica do carro)’. As turmas do 9º ano estudaram o ‘Tempo e espaço: vias públicas, mobilidade urbana e acessibilidade”.

No Ensino Médio o tema foi “Saúde, autocuidado e vida coletiva”. Os alunos foram à praia da Av. Soares Lopes e a Nova Brasília onde analisaram as interações da sociedade com o meio, relacionaram o uso de tecnologias com impactos socioambientais, a função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico e as mudanças geradas pela ação humana. O 1º ano buscou ideias para atenuar a produção e descarte de resíduos sólidos, registrou o descarte, em Ilhéus, em aula de campo, compreendeu os impactos ambientais, reviu práticas individuais e coletivas, produziu documento com propostas para gestão de resíduos sólidos no município, reuniu, em exposição fotográfica, os registros do estudo e apresentou o resultado do projeto para outras turmas. O 2º. ano procurou avaliar os impactos socioambientais da construção da ponte na região de Nova Brasília, ligando o centro ao Pontal. Para isso, os alunos levantaram informações sobre a modificação urbana no local resultante da construção, pesquisaram o processo de desapropriação em função das obras, observaram, em campo, as alterações físicas e seus impactos sociais, entrevistaram moradores realocados, produziram um banner científico sobre o tema e apresentaram o resultado do projeto para outras turmas.