Ilhéus corre o risco de perder a Avatim


Indústria, instalada na Ilhéus/Itabuna, enfrenta problemas com o Inema.



Para manter um importante empreendimento em atividade na região sul da Bahia, o vereador Pastor Matos, do município de Ilhéus, deu entrada, nesta segunda-feira (30), em requerimento na Câmara de Vereadores de Nº 197/2018, encaminhando cópia ao Governo do Estado da Bahia, à Prefeitura de Ilhéus e ao Inema solicitando a imediata suspensão de qualquer sanção que haja por parte do Inema contra a empresa Avatim, uma das pioneiras no mercado de aromatizantes no Brasil. Atualmente o município corre o risco de perder a empresa para outros estados, como Santa Catarina, cuja cidade de Brusque já oficializou o convite após reunião com os proprietários da empresa.

Segundo o Pastor Matos (foto), o requerimento surge após ações impetradas pelo Inema, determinando a demolição de parte dos imóveis da Avatim que, segundo o órgão, foi construída em áreas de APP. Coincidentemente, o Instituto Federal da Bahia (IFBA) e o CESI/SENAI também construíram empreendimentos às margens da BR 415, porém não sofreram qualquer tentativa de penalização por parte do órgão.

Com a ciência de que as leis vigentes devem estar resguardadas, o vereador sugere que as autoridades competentes discutam e revejam uma medida conciliadora em caráter de urgência, de modo a não penalizar a população ilheense com a perda de um importante empreendimento que fomenta a economia local, através da geração de emprego e renda.

Nascida no município de Ilhéus, a Avatim se destaca no cenário nacional com lojas espalhadas por 22 estados. Apenas em Ilhéus, a empresa gera mais de 200 empregos diretos, além de desenvolver um importante trabalho social em seu entorno. Em 2015, a Avatim recebeu o prêmio de LIDE de Empresa Empreendedora do Ano, pelo Grupo de Líderes Empresariais e foi finalista do Prêmio EY, na categoria Emerging, levando o nome de Ilhéus e da região para o centro do mercado empreendedor brasileiro.