Alguns transtornos decorrentes do ciclo de marés altas, associado à ressaca, ventos fortes e a influência da lua cheia, põem em risco algumas cabanas localizadas nas praias do sul, em Ilhéus. No último sábado (23), duas estruturas foram danificadas após ondas de três metros de altura registradas na região. As informações são da Defesa Civil. O coordenador do órgão, Joandre Neres, afirma que estas mesmas barracas já haviam sido notificadas.
O secretário de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, Hermano Fahning, esteve com a equipe da Seintra vistoriando as cabanas e ouviu os proprietários. “A Prefeitura orientou tecnicamente os donos quanto aos serviços que deverão ser executados e firmou o compromisso de apoiar com algumas excepcionalidades que a situação de emergência requer e a abreviação das autorizações dos serviços sob responsabilidade técnica”, garantiu o secretário.
Notificações – Mais dez donos de cabanas situadas na Praia dos Milionários foram notificados. Oito delas encontram-se em posicionamento irregular, de acordo com as normativas que estabelecem limites da linha do banho e a barraca, ou seja, estão localizadas próximas ao ponto de maré alta.
O coordenador da Defesa Civil disse que já há uma previsão de uma nova maré alta com a mesma intensidade registrada na última semana, podendo atingir outras barracas. “Estamos orientando os donos a recuarem estes estabelecimentos para os locais seguros delimitados pela equipe, livres de acidentes, principalmente aos clientes e banhistas”, alertou.
Quanto às praias do Norte, a Defesa Civil também alerta indicando a possibilidade de alagamentos nos horários de pico da maré, tanto nos períodos de madrugada quanto no fim de tarde.
Os municípios que sofrem influência da maré podem registrar inundações em vias, por isso, a Defesa Civil de Ilhéus segue monitorando.