Ilhéus: feira incentiva adoção de cães e gatos


Animais estarão à disposição dos novos donos neste domingo (10)


Ceiça com uma cadelinha castrada, vermifugada e prontinha para adoção (Foto divulgação.)

 No intuito de garantir um lar para cães e gatos abandonados no município, o Instituto Planeta dos Bichos, em parceria com a Prefeitura de Ilhéus, realizará mais uma feira de adoção de animais. Será neste domingo (10), das 8 às 12 horas, na Praça principal do bairro Hernani Sá (Urbis). O objetivo é estimular a adoção responsável de cães e gatos sem raça definida, também conhecidos como vira-latas. Durante a feira, os interessados poderão encontrar animais castrados e vacinados, prontos para adoção.

A presidente da ONG, Maria da Conceição (Ceiça), disse que a adoção é mais do que um ato de amor, é preciso muito cuidado e responsabilidade com os animais. Ceiça, como é conhecida, salienta sobre a importância da doaçãodos animais para a realização de novos resgates.

“Lidamos com situações de maus-tratos, animais que são espancados, envenenados, atropelados, cachorros brigando e se matando, além das pessoas que deixam a cidade e abandonam seus animais em construções”, explica.

Alguns cães que estarão disponíveis para adoção (Foto: divulgação)

Doação versus abandono

O Instituto Planeta dos Bichos é mantido exclusivamente através de doações e do trabalho de voluntários que cuidam hoje de 20 animais adultos e filhotes com históricos de abandono. “Nós trabalhamos incansavelmente para buscar um lar cercado de amor e atenção para esses animais, mas nem sempre conseguimos. O número de abandonos ainda é maior que o número de adoções”, afirma Ceiça.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que só no Brasil existem mais de 30 milhões de animais abandonados, entre 10 milhões de gatos e 20 milhões de cachorros. Só em 2018 foram mais de 70 animais abandonados e resgatados pela ONG. Para adotar, é necessário ser maior de 18 anos, apresentar RG e comprovante de residência. Além disso, é importante levar caixinha de transporte ou coleira para levar o animal para casa em segurança.