Ilhéus tem mais de 116 mil eleitores aptos a ir às urnas neste domingo


Quem teve o título cancelado não vota, Tribunal Regional Eleitoral


No próximo domingo, 7 de outubro, a partir das 8 horas,  116.780 eleitores estarão aptos a exercerem o direito cidadão do voto nas eleições deste ano, divididos em duas zonas, a 25ª e  26ª. Este total resultou do cadastramento biométrico obrigatório de eleitores no município de Ilhéus, após trabalho realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE\Bahia).

Em 2018, os eleitores vão escolher os deputados estaduais da Assembleia Legislativa da Bahia, os deputados federais, senadores, governador do Estado e o presidente da República. O eleitor deve comparecer à seção eleitoral munido do título e do documento de identidade, ou o e-titulo em seu celular. Quem teve o título cancelado não vota.

Até o início do cadastramento biométrico, Ilhéus possuía 135.424 eleitores. Após a conclusão do trabalho pelo TRE, o número de eleitores foi reduzido. Muitos fatores influenciaram para essa diminuição, a exemplo da ausência de eleitores falecidos e outros que mudaram para outros municípios, os que chegaram à idade de 70 anos e não são obrigados a votar, e dificuldades encontradas pelos que residem na zona rural e não tiveram condições de se deslocarem até a cidade para efetuarem o recadastramento.

Mudança

Em Ilhéus, o eleitor precisa ficar atento para algumas alterações nos locais de votação. A Justiça Eleitoral no município informa que houve mudança de locais de votação, excepcionalmente no pleito de 2018, na 25ª Zona. Quem vota no Sindicato dos Bancários deverá se dirigir ao Colégio Impacto (Terminal Urbano), e os votantes do Instituto Municipal de Ensino (IME) e do CEAMEV, na Avenida Canavieiras, terão como seção de votação o Colégio Heitor Dias, na mesma artéria (ao fundo do IME), no Centro.

Importante que cada cidadão brasileiro chegue com antecedência à sua zona de votação. O eleitor que não lembra onde se localiza sua seção eleitoral, deve se informar com antecedência, até sexta-feira, no SAC, ou no site da Justiça Eleitoral. Informações adicionais quanto ao seu domicílio eleitoral acesse o site: ter.ba.jus.br, ou, baixe o aplicativo e-titulo, ou através do disque título, (71) 3373 – 7000.

Fique atento às normas da eleição. Além de ser um direito e um dever, o voto tem implicações jurídicas na vida do cidadão. Quem não puder comparecer a seu local de votação pode fazer o voto em trânsito ou justificar a ausência.