Instalada na Câmara, Comissão tem 4 meses para reformar Lei Maior de Itabuna


Júnior Brandão (presidente), Enderson Guinho (vice-presidente), Jairo Araújo (relator-adjunto), Charliane Sousa (secretária) e Robinho (secretário-adjunto


Autoridades, lideranças de vários segmentos sociais e outros cidadãos participaram da criação da comissão (Fotos: Gabriel de Oliveira)

 Seis vereadores terão a missão de preparar o anteprojeto que culminará numa nova Lei Orgânica para Itabuna. A Comissão Especial para reforma e reestruturação da Lei Maior do Município foi instalada segunda-feira, 07, pelo presidente da Câmara, Ricardo Xavier, na presença de várias autoridades, lideranças de vários segmentos sociais e cidadãos. A Comissão terá quatro meses para apresentar o anteprojeto da reforma constitucional. Esse prazo pode ser prorrogado pelo Plenário.

Ex-presidente da Casa, Edmundo Dourado frisou que a Carta itabunense deve manter sintonia com a Constituição Federal e a Baiana e incentivar o progresso. “Temos que harmonizar a vida do itabunense”, estimulou Dourado que em 1990 foi relator da LOMI – função exercida agora pelo filho, Beto Dourado. “Essa Lei está dentro de minha alma”, declarou o ex-vereador.

A atualização da LOMI repercutiu no lançamento da Comissão. O procurador do Município, Wagner Brito, definiu a iniciativa como “um marco para Itabuna”. A presidente do Sindicato dos Servidores, Wilmacy de Oliveira, afirmou que a categoria vai “estreitar a relação com a Câmara”. O advogado Allah Góes disse que a LOMI precisa ser plural, discutida com a comunidade. Pela ACI (Associação Comercial de Itabuna), o empresário Eduardo Carqueja Júnior incentivou a modernização de leis na cidade.

Além do relator Beto Dourado, a Comissão é formada por Júnior Brandão (presidente), Enderson Guinho (vice-presidente), Jairo Araújo (relator-adjunto), Charliane Sousa (secretária) e Robinho (secretário-adjunto).

A presidência da comisssão está a cargo do vereador Júnior Brandão
O relator é o vereador Beto Dourado

Em andamento

Conforme Júnior Brandão, apesar de a instalação da Comissão Especial ter ocorrido na Sessão Especial de segunda, 07, o estudo jurídico contratado pela Câmara já está em andamento com a análise de constitucionalidades dos artigos da LOMI. Até o momento, 40 artigos (dos 344) já foram analisados e mais de 30 sugestões de alterações levantadas pela assessoria técnica.

O Legislativo realizará quatro Audiências Públicas temáticas para ouvir a sociedade itabunense. A primeira delas deve ocorrer ainda em outubro na Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, a pedido da entidade. As demais vão envolver os servidores públicos, artistas, esportistas e moradores de bairros. A Câmara de Itabuna também abrirá espaço de consulta pela internet.