Itabuna autoriza transporte de passageiros em vans escolares


Permanece impasse com empresas de ônibus, que alegam não ter recursos


Vans escolares serão cadastradas para transportar passageiros

Foi publicada ontem (09), em Itabuna, autorização para os permissionários do transporte escolar fazerem o transporte de passageiros. Eles deverão seguir os itinerários das linhas estabelecidas pelo Sistema de Transporte Público do Município e o valor da passagem não poderá superar R$ 3,70.

Para garantir a segurança dos usuários, a Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito (SESTTRAN) cadastrará os proprietários das vans escolares que optarem por oferecer este serviço. Será obrigatório o uso de máscara pelo motorista e pelos passageiros, além da disponibilização de álcool em gel para higienização.

Além de garantir a mobilidade da população, essa alternativa encontrada pelo município atende a uma demanda dos motoristas de vans escolares, diretamente afetados pela paralisação das escolas durante a pandemia do novo coronavírus.

Vale ressaltar que a prefeitura já autorizou o retorno do transporte coletivo no município, mas o decreto não foi acatado pelas empresas de ônibus. De um lado, elas sustentam não ter recursos para circular, reclamam pagamento por parte do município e até têm débitos com os funcionários. A situação, por final, está sendo mediada pelo TRT (Tribunal Regional do Trabalho).