Itabuna: “Carros fumacê” intensificam combate ao mosquito da dengue


Força-tarefa foi montada diante do cenário com alto índice de infestação


Com índices em mãos, equipes se debruçam sobre o combate ao mosquito

Cinco veículos e 10 servidores iniciaram, em Itabuna, as ações de controle químico espacial ao Aedes aegypti – transmissor das arboviroses dengue, chikungunya e zika. A ação emprega inseticida Ultra Baixo Volume (UBV), em veículos circulando nas ruas e avenidas dos bairros entre 17 e 21 horas.

O trabalho dos profissionais e da frota visa intensificar o combate ao mosquito. Atende à solicitação da Secretaria Municipal de Saúde à Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (SESAB).

Os populares “carros fumacê” começam a borrifação pelo Califórnia, Maria Pinheiro e Emmanoel Leão mais 11 bairros e o centro de Itabuna. Como prioridade, os locais que apresentam elevado Índice de Infestação Predial (IIP), acima do tolerável pelo Ministério da Saúde.

Mais uma vez, Itabuna se prepara para superar uma epidemia

Programação para intensificar

Até o próximo dia 28, serão realizados três ciclos de pulverização nestas localidades a cada cinco dias. Segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal, Maristella Antunes, as ações de controle químico espacial com os “carros fumacê” chegam para intensificar ainda mais o Plano Estratégico que a Prefeitura de Itabuna vem desenvolvendo para conter o avanço do surto epidêmico registrado nos últimos meses no município.

Ela destaca que, em paralelo à pulverização feita com frota de cinco veículos da SESAB, prosseguem os mutirões envolvendo as secretarias municipais de Saúde, de Segurança e Ordem Pública, de Infraestrutura Urbana, por meio da Superintendência de Serviços Públicos, e a Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) em todos os bairros da cidade.

“As ações emergenciais de limpeza e retirada de entulhos de quintais e terrenos para eliminação de possíveis focos do mosquito, bem como a aplicação de larvicidas, pulverização costal e ações educativas continuarão até que o município possa manter o controle efetivo da epidemia, reduzindo o Índice de Infestação Predial e as notificações e confirmações de casos de dengue, chikungunya e zika”, afirma Maristella Antunes.

Recomendação

O emprego de inseticida Ultra Baixo Volume (UBV) também será executado nos bairros Novo Horizonte, Santo Antônio e Pontalzinho, os três primeiros a receber a visita da força-tarefa do Mutirão de Combate ao Mosquito Aedes aegypti. Ainda, no Santo Antônio, Mangabinha, São Caetano, Fátima, Vila Anália e Novo São Caetano,

Aos moradores e proprietários dos mais de 47.800 domicílios e estabelecimentos comerciais e de serviço, existentes nas avenidas, ruas e travessas dos bairros selecionados neste primeiro ciclo, é recomendado que deixem abertas portas e janelas durante a circulação dos veículos para maior alcance do inseticida.